Uma pintura original do século XIX foi descoberta sob seis camadas de tinta nas paredes de um salão do Centro Cultural Português de Santos, no litoral de São Paulo. O g1 apurou, nesta quarta-feira, que o edifício conta com texturas, cores e detalhes arquitetônicos de estilo neomanuelino, encontrado apenas em outras duas construções no Brasil, uma no Rio de Janeiro e outra na Bahia.

Inaugurado em 1901, o Centro Português está localizado entre a Avenida Amador Bueno e a Rua Martim Afonso, no Centro da cidade. A descoberta da pintura no chamado ‘Salão Cerejeira’ foi feita por Andreia Nalini, especialista em patrimônio histórico na área de pintura e ornamento. A profissional trabalha na restauração do edifício desde 2013.

“‘Onde hoje vemos paredes nas cores azul claro, salmão e branco, encontraremos guirlandas, laços e arabescos emoldurados numa pintura detalhista e requintada”, explicou Andreia, sobre o processo de restauração das pinturas, que, inclusive, será feito com auxílio até de bisturis médicos.
Descoberta
A especialista comentou que, antes do ‘Salão Cerejeira’, realizou outra descoberta em outra parte do imóvel. Trata-se do ‘Salão Camoniano’, denominado assim por conta das pinturas no teto inspiradas na obra ‘Os Lusíadas’, escrita pelo autor português Luís Vaz de Camões.

“Não fazia muito sentido que essa outra sala [o ‘Salão Cerejeira’], não tivesse nenhum outro tipo de ornamentação também. Neste ano, fizemos o estudo para o projeto de restauro e um trabalho chamado ‘prospecção pictórica’, que é literalmente retirar as camadas de tinta por cima para ver se encontramos pintura artística por baixo do que vemos hoje em dia”, complementou.
Andreia explicou que, antes da restauração, é necessário concluir o projeto e receber aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa). “Também pedimos apoio para o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, que patrocina esse estudo”, ressaltou.
Segundo a especialista, a expectativa é que o ano de 2024 seja ‘dedicado’ à restauração da pintura artística do ‘Salão Cerejeira’. Para isso, ela pretende montar uma equipe de aproximadamente dez pessoas.
Fonte: G1 Santos e Região
Crédito das imagens: Andreia Nalini e Mariane Rossi / G1