Pesquisar
Close this search box.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O Parlamento elegeu, por voto secreto e por maioria superior a dois terços, os representantes da Assembleia da República nos conselhos superiores de Defesa, de Informações e de Segurança Interna integrados em listas conjuntas PSD/PS, em votação realizada esta sexta-feira.

Para o Conselho Superior de Informações,os deputados social-democrata Andreia Neto e o socialista Filipe Neto Brandão – este último já tinha sido eleito como efetivo para este órgão em 2022 – obtiveram 152 votos a favor, 54 brancos e seis nulos.
Em relação ao Conselho Superior de Segurança Interna, os deputados António Rodrigues (PSD) e a ex-secretária de Estado da Administração Interna Isabel Oneto (PS) foram eleitos com 153 votos a favor, 55 brancos e quatro nulos.
Na votação para o Conselho Superior de Defesa Nacional, os deputados Francisco César (PS) – que já estava neste órgão – e Silvério Regalado (PSD) receberam 145 votos a favor, 62 brancos e cinco nulos.
Realizou-se, ainda, a votação para os representantes do parlamento no Conselho Superior de Segurança no Ciberespaço – uma eleição por método de Hondt, ao contrário das anteriores que requeria maiorias de dois terços.

A lista conjunta PSD/PS, com o secretário-geral da JS, Miguel Costa Matos, e a deputada social-democrata Liliana Reis (PSD) como candidatos efetivos, obteve 145 votos a favor, 61 brancos e seis nulos.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Global Imagens