Pesquisar
Close this search box.

Pacote de medidas prevê obras de infraestrutura em Santos e região com foco em porto e turismo

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quinta-feira, em evento na Autoridade Portuária de Santos (APS), um pacote de melhorias para a Baixada Santista.

Entre os investimentos que beneficiam a cidade de Santos estão a Nova Poligonal, que amplia em 162% a capacidade do Porto, a 2ª fase do Parque Valongo, além de mais detalhes sobre a construção de dois novos viadutos na Perimetral (Margem Direita) e do túnel Santos-Guarujá.

A ampliação do Porto envolve a incorporação de 11 áreas, totalizando 12 milhões de m², entre elas a região da Vila dos Criadores, de 423 mil m², cogitada desde 2019.

Os atuais 4 mil ocupantes em submoradias seriam realocados para a área retroportuária SSZ33E, no Jabaquara, em conjunto estruturado. O terminal existente no Jabaquara seria transferido para outra área do Porto Organizado, com vocação para receber contêineres.

Outro trecho incluído na ampliação pertence ao Valongo (Centro Histórico), cuja área é de 15 mil m². A medida atende ao projeto de transferência do Terminal de Passageiros, o Concais. A nova localização deste equipamento induzirá à revitalização desta região da Cidade, conforme aponta relatório apresentado no evento desta quinta-feira.

“Na minha próxima visita, em fevereiro, espero já assinarmos este decreto que simboliza um avanço para o planejamento estratégico. Não estamos apenas olhando para o presente do Porto de Santos, mas para o futuro, em um grande trabalho ao lado da APS, representado pelo presidente Anderson Pomini, sua diretoria e seus trabalhadores. Essa área de ampliação servirá, sobretudo, para a cabotagem e novas operações, ampliando a capacidade do Porto santista”, ressaltou o ministro.

Ainda para o mesmo perímetro, foi anunciado o início das obras da 2ª fase do Parque Valongo, equipamento turístico e cultural que já recebeu mais de 300 mil visitantes desde julho deste ano. As obras do bulevar seguem em andamento e a conclusão da nova etapa está prevista para o final de 2025.

“No Parque Valongo tínhamos armazéns em ruínas. Após muito diálogo e propostas, tiramos o projeto do papel, cuja primeira etapa já recebeu mais de 300 mil visitantes. O projeto da segunda fase está pronto e, assim como na etapa anterior, sem nenhum centavo de dinheiro público, somente com verba da iniciativa privada”, celebrou o deputado Paulo Alexandre Barbosa.

Durante a cerimônia na APS também foi anunciado um novo acesso à Alemoa. Trata-se da construção de dois novos viadutos à Margem Direita da Perimetral, além da implantação do canal de drenagem.

As ações ainda incluem a preparação para o STS08 e o STS10, do novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do governo federal, cujas novas etapas serão anunciadas a partir do próximo ano.

“Todos esses anúncios revelam a importância que o governo federal vem destacando para a infraestrutura do País, em especial ao Porto de Santos. O cais santista precisa atender ao gráfico crescente olhando para os próximos 30 anos, para que afastemos o discurso de que o Porto está no seu limite. Hoje ele cresce 10% ao ano e o poder público precisa correr atrás desta programação”, salientou Anderson Pomini.

Obra aguardada há décadas na Região, o túnel Santos-Guarujá também foi tema durante o evento. Segundo a APS, o projeto passou por análise da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) durante o mês de novembro.

Até abril de 2025 receberá análise do Tribunal de Contas da União (TCU) para, em seguida, ter seu edital publicado, em junho. A licitação da obra está prevista para o mês de agosto.

Também estiveram presentes ao evento o deputado estadual Caio França, além dos prefeitos Kayo Amado (São Vicente) e Valter Suman (Guarujá).

A cerimônia na sede da APS também formalizou outros anúncios oficiais como a contratação da rede privativa 5G no Porto de Santos, além de um estudo do Gêmeo Digital. Ele permitirá uma réplica virtual completa do Porto, incluindo navios, armazéns e condições climáticas em tempo real, bem como simulação de cenários e testes de novas tecnologias.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens: Raimundo Rosa / PMS e divulgação