Tradição em Santos, a Campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama, foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, em solenidade na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal.
Haverá programação especial para conscientizar e manter a população em alerta sobre a doença, incluindo a 12ª Caminhada Outubro Rosa, no dia 15 de outubro, com participação da bateria da União Imperial. A concentração será em frente ao Aquário Municipal (Praça Luiz La Scala s/nº, Ponta da Praia), a partir das 11 horas.
Entre os destaques estão ainda a realização de 500 mamografias a mais para agendamento ao longo do mês de outubro e realização até novembro no Complexo Hospitalar dos Estivadores. Haverá ainda intensificação da coleta de papanicolau. O agendamento deve ser feito pelo 0800-0130013, Whatsapp (13) 3512-0910 ou na policlínica. É preciso ter o encaminhamento da unidade de saúde.
Também está marcado o Dia D para 21 de outubro, quando todas as policlínicas ficarão abertas das 9h às 15h30 para agendamento de mamografias, coleta de papanicolau e ações de saúde e bem-estar e autoestima. Confira a programação completa.
As ações são consideradas essenciais na prevenção e combate ao câncer de mama, por isso a vice-prefeita e secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Renata Bravo, reforçou o pedido para que as mulheres não deixem de realizar seus exames. “Precisamos ter essa preocupação para que a gente avance, a cada ano, e tenha mais mulheres realizando seus exames ao longo do ano. Prevenção não deve ser lembrada somente no mês de outubro. Então, esse é o nosso grande desafio”, diz a vice-prefeita.
O câncer de mama é o segundo em maior incidência no Brasil com 10,5% do total de casos, perde apenas para o tumor maligno de pele não melanoma (31,3% do total de casos), de acordo com a publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Premiação
Durante a cerimônia, foi entregue o Prêmio Mulher Santista – Gilze Francisco, destinado a cidadãos ou entidades que se destacaram no desenvolvimento de ações em defesa e direitos da mulher santista.
A premiação leva o nome da enfermeira que transformou a Cidade em pioneira no Brasil ao realizar a campanha Outubro Rosa em 2007. Gilze foi presidente do Instituto Neo Mama e faleceu em maio de 2021 em decorrência da covid-19.
Em sua segunda edição, a comissão que indicou a instituição homenageada foi constituída pelas secretarias da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Saúde, Desenvolvimento Social, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e pelo Instituto Neo Mama. A entidade escolhida foi o Projeto Enlace.
O Projeto nasceu em 2021 da união de forças de sua fundadora, a médica Mariana Mendes, que descobriu um câncer de mama aos 37 anos e teve uma recidiva aos 39 anos. Sua mãe, Venúzia Fernandes, também teve um câncer de mama quatro meses depois do término do primeiro tratamento de sua filha.
Após passarem por essas experiências desafiadoras, com incentivo da família, decidiram compartilhar com outras mulheres o que aprenderam para que tivessem ajuda e uma rede de apoio para um momento tão difícil.
“Nada foi em vão. A gente precisava entender qual o propósito de tudo isso e não fazia sentido ter aprendido tanto e não repassar. Porque a gente se fortaleceu, se redescobriu e se curou, não estou falando da doença, mas como pessoas. A gente descobriu o autoamor, o ressignificar da vida e queria passar a experiência para outras mulheres”, conta Mariana, fundadora do Projeto Enlace.
Co-fundadora do Enlace, Venúzia Fernandes, explica como funciona o projeto. “Atendemos de forma on-line e trabalhamos com motivação compartilhada. O princípio do Enlace é uma rede de apoio emocional para mulheres e familiares. Temos profissionais, que são voluntários, e especializados na área oncológica, sendo que muitos são ou foram pacientes”.
Mais homenagem
Após a entrega da premiação, em seu discurso de encerramento, o prefeito Rogério Santos destacou mais uma vez a importância da conscientização e prevenção contra o câncer e convocou todos os presentes para a 12ª Caminhada Outubro Rosa. Ele fez questão ainda de fazer uma homenagem à memória de Gilze Francisco falando sobre superação.
“Superar é transformar uma situação de fragilidade em alavanca. Isso de forma simbólica lembra a Gilze. Depois de ter fundado o Neo Mama, ter passado pela fase da doença e recuperação, ela traz o Outubro Rosa não somente para Santos, mas para o Brasil. Então, o sentido é a gente envolver cada vez mais pessoas nessa conscientização. É para falar, antes do tratamento, da prevenção. É obrigação de todos nós. Por isso, hoje é um dia especial”, finaliza o prefeito.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Raimundo Rosa / PMS