Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Orgulho bairrista portuense mostra a quem vem aquilo de que é feito o Porto

O Porto bairrista. Tradicional. Ligado ao rio. O Porto inovador. Criativo. De mãos dadas com o futuro. Afinal, de que é feito o Porto, a sua identidade, o seu orgulho?

Como vivem, que histórias contam os portuenses, os aqui nascidos e os que a cidade adotou como seus? “Like a Local Likes” é o projeto que dá a conhecer a cidade através dos olhos de quem melhor a conhece: os residentes.

“Esta visita guiada pelos oito novos quarteirões urbano do Porto, conduzida por embaixadores que trabalham e vivem nestes territórios, permite-nos conhecer particularidades e caraterísticas que jamais teríamos conhecimento se não fosse a experiência imersiva, autêntica e genuína de quem efetivamente vive a cidade todos os dias”, acredita a vereadora do turismo, Catarina Santos Cunha.

No lançamento do projeto, o presidente da Câmara do Porto considera que, com o “Like a Local Likes”, “tomamos o pulso a uma grande variedade de formas de sentir a cidade. À energia criativa e a um certo espírito bairrista. Ao bulício juvenil e à erudição da Academia. Ao contacto com o mar e à relação umbilical com o rio. Ao antigo e ao novo”.

Rui Moreira sublinhou que o Município “preconiza um turismo em diálogo com a comunidade, que valorize a identidade e mundivisão locais, que promova a qualidade de vida, o desenvolvimento económico e a coesão social, que preserve a segurança e a tranquilidade públicas e que defenda o meio ambiente e bem-estar urbano”.

Gente diferente, mas a mesma cidade, moderna e cosmopolita, de caráter forte e singular, que preserva com orgulho a sua identidade

“Os residentes têm de ver as suas necessidades e preocupações atendidas e sentir que o turismo traz, de facto, benefícios às suas vidas”, volto a frisar o autarca, deixando o desafio com que a cidade se continuará a deparar: “evitar que a massificação do turismo provoque deslaçamento social e enfraqueça o sentimento de pertença comunitária, enquanto mantemos um ambiente acolhedor, atrativo e genuíno para os turistas”.

“Felizmente, não faltam na nossa cidade tesouros e segredos por revelar”, acredita o presidente, “gente diferente, mas a mesma cidade, moderna e cosmopolita, de caráter forte e singular, que preserva com orgulho a sua identidade”.

Série documental mostra “O Porto visto por quem o vive”

Os primeiros episódios desta série documental têm como protagonistas a argentina Agustina Fortunato, proprietária do A Certain Café, que dá a conhecer a energia vibrante e criativa do Bonfim; a dupla Filipe Fangueiro e Paulo Meixedo, fundadores da revista de moda Dsection, que revelam os encantos e os recantos da Boavista; e Francisco Porto Fernandes, presidente da Federação Académica do Porto, que mostra o espírito académico, inspirador e cultural do Quarteirão Universitário.

O historiador Hélder Pacheco e o criativo Gaspar Leite assumem a viagem pelo quotidiano do Quarteirão Atlântico, tendo-se juntado à mesa redonda neste lançamento, sob o tema “O Porto visto por quem o vive”.

Fonte: www. www.porto.pt
Crédito da imagem: João Pedro Rocha