Pesquisar
Close this search box.

Obras na Azevedo Sodré, em Santos, terminam na próxima semana; via vai ganhar nova identidade visual

As obras de revitalização e modernização da Rua Azevedo Sodré, em Santos, entre as avenidas Conselheiro Nébias e Washington Luís (canal 3), no Boqueirão, serão finalizadas na próxima terça-feira (14) com a nova pavimentação do último trecho (entre a Conselheiro e a Rua Valdomiro Silveira).

A via será totalmente liberada para o tráfego de veículos na quinta-feira (16) com a sinalização de trânsito concluída.

A informação foi divulgada pelo prefeito Rogério Santos, nesta segunda-feira (6), após uma reunião com moradores e comerciantes da via, quando foram apresentadas propostas para a criação de uma nova identidade para a Rua Azevedo Sodré, assim como foi feito na Tolentino Filgueiras, que passou a ser conhecida como Rua Gastronômica, no Gonzaga.

A via, que ainda ganhará ipês amarelos e floreiras, deve ter as faixas de travessia de pedestres e pontos de ônibus com decorações especiais, tornando-se pontos instagramáveis, por exemplo. Todos os detalhes serão definidos pelos próprios moradores e comerciantes.

“A Azevedo é um modelo urbano, um modelo de comércio de rua, e a gente tem que valorizar e promover a segurança dos pedestres, o entretenimento, o embelezamento da via, além da participação das pessoas nos eventos que serão desenvolvidos pelos próprios comerciantes, como ocorre na Rua Gastronômica. Então, a prefeitura vem, faz a intervenção urbana, e a partir daí, surgem o desenvolvimento, a geração de emprego e um sentimento de pertencimento da população”, disse o prefeito.

Participaram ainda da reunião os secretários de Serviços Públicos (Seserp), Wagner Ramos, de Desenvolvimento Urbano (Sesurb), Glaucus Farinello, e o diretor-presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves.

As obras estão em fase de conclusão. Na última quarta (1º) foi encerrada a construção da segunda e última baia para a parada de ônibus na Rua Azevedo Sodré, entre as vias Itapura de Miranda e Conselheiro Nébias. 

Com 30 metros de extensão e 25 centímetros de espessura cada, as duas baias para parada de ônibus foram feitas em concreto armado, com piso rígido e acabamento ranhurado. A primeira foi construída no trecho entre as ruas João Pinho e Firmino Barbosa. Essas faixas estendem-se do meio-fio até 3 metros de largura em direção ao centro da pista, suficiente para o trânsito e parada dos veículos de transporte público.

De acordo com o engenheiro civil Hélio Santos Jr., da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento e supervisão dos trabalhos, agora falta finalizar o último trecho da faixa dinâmica, entre a Conselheiro e a Valdomiro Silveira, para começar a remoção do pavimento antigo e aplicação da nova cobertura asfáltica. Depois, serão realizados apenas os acabamentos finais. 

A faixa dinâmica citada pelo profissional é outra novidade, inédita na Cidade.  De cor avermelhada e 2,20 metros de largura junto ao meio fio do lado esquerdo, sentido Washington Luís, destina-se ao embarque, desembarque, carga e descarga em condições de segurança. Ela funcionará também como uma extensão da calçada durante eventos organizados pelos comerciantes, sendo interrompida apenas nos cruzamentos com as ruas Eloy Fernandes, Firmino Barbosa e Valdomiro Silveira.

Outro diferencial é o detalhe visual arquitetônico em 203m² de passeios, com o assentamento de mosaicos portugueses na chamada ‘faixa de serviço’, que corresponde a um terço da largura da calçada.

O projeto da Prefeitura contempla ainda a criação de um sistema de drenagem auxiliar, aumentando a capacidade atual da rede; embutimento dos cabos de telefonia e internet, além de novas guias e sarjetas e pavimentação asfáltica. As obras foram precedidas por intervenções da Sabesp, que substituiu, por tubos de PVC (cloreto de polivinil) de 100 milímetros, a antiga tubulação de ferro fundido da rede de água, melhorando as condições de abastecimento na área. Foram trocados 250 metros lineares de rede de cada passeio.

As obras representam um investimento de R$ 6.393.554,17, sendo R$ 3.977.217,90 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Governo do Estado, e o restante de recursos municipais.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos / PMS

Crédito das imagens: Carlos Nogueira / PMS