“Portugal tem as condições certas para se tornar um líder mundial em inteligência artificial”, diz Gonçalo Matias

Gonçalo Matias, ministro adjunto e da Reforma do Estado, destacou na Web Summit o impacto da inteligência artificial (IA) como motor da economia.

Para tornar esta visão real, estamos a desenvolver a nossa infraestrutura digital. A estratégia nacional para os centros de dados irá trazer dezenas de mil milhões de euros de investimento, enquanto uma cloud soberana nacional irá assegurar independência, confiança e segurança”, afirmou nesta segunda-feira.

Para o ministro, a revolução digital oferece uma oportunidade histórica de criar novas indústrias, novos empregos e uma nova prosperidade.

“O nosso país tem as condições certas para se tornar um líder mundial em inteligência artificial. Tem tudo para se transformar num benchmark internacional para IA pública responsável”, acrescentou.

Gonçalo Matias revelou também que o Governo está a apoiar a candidatura portuguesa à gigafábrica de IA junto da Comissão Europeia, unindo tecnológicas nacionais e internacionais a moldar o futuro da IA na Europa.

“Portugal está a posicionar-se como um hub europeu líder para as gigafábricas de IA, com um investimento estimado superior a 16 mil milhões de euros”, sublinhou.

No discurso na Web Summit, o governante deu o exemplo da Sword Health, que está a investir 250 milhões de euros para criar um hub global de inovação em IA na área da saúde, duplicando o investimento anual em talento e expandindo a sua equipa de 500 para mais de 930 profissionais.

“É assim que construímos confiança, inovação e competitividade — tudo ao mesmo tempo”.

Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal