As icônicas muretas de Santos, que servem de guarda-corpo na Ponta da Praia e nos canais – e que foram transformadas em verdadeiras obras de arte – ganharão um espaço especial no Shopping Parque Balneário (Av. Ana Costa, 549, Gonzaga), além de lançamento de livro.
Entre os dias 17 e 31 de março, a praça de eventos receberá a 5ª edição do projeto ‘Muretas na Cidade’, exposição que celebra a criatividade e enaltece um dos símbolos do Município, reinventado pelas mãos de artistas de diversas partes do mundo.
Ao todo, 12 novas grandes muretas confeccionadas em fibra apresentarão o talento de artistas de diferentes estilos, como muralistas, tatuadores, designers, arquitetos e ilustradores.
Criado em 2015 pelo cenógrafo e designer Mauriomar Cid, com apoio da Secretaria de Cultura de Santos (Secult), o projeto tem como objetivo transformar elementos urbanos em arte acessível, proporcionando ao público a oportunidade de interagir, tirar fotos e se conectar com as obras. Ao longo das edições, a iniciativa integrou novas peças e se consolidou como um marco na cena cultural santista.
Nesta edição, a exposição trará uma novidade especial: o lançamento do livro ‘Muretas na Cidade’, uma obra de 130 páginas que registra a história das artes estampadas nas muretas espalhadas pela orla de Santos.
A edição também resgata a trajetória dessas estruturas icônicas, sua origem e evolução ao longo dos anos, ilustradas com fotografias históricas e registros artísticos.
O lançamento oficial da publicação acontecerá no dia 21 de março, às 19h, e contará com sessão de autógrafos com os artistas que participaram do projeto. Ao término da exposição no Parque Balneário, as muretas ocuparão os jardins da orla, como acontece nos últimos 10 anos.
CONEXÃO
Segundo o secretário de Cultura, Rafael Leal, o ‘Muretas na Cidade’ é uma iniciativa que tem ‘a cara de Santos’. “Em vários lugares do mundo encontramos manifestações artísticas que marcam um lugar. O ‘Muretas da Cidade’ é algo singular, que representa a nossa identidade. Todos que conhecem se encantam, mas para quem é daqui o significado é diferente”.
Para Mauriomar Cid, a iniciativa é uma grande vitrine para a arte urbana e um espaço de conexão entre diferentes talentos:
“A cada edição, buscamos unir artistas experientes e novos talentos, criando uma troca enriquecedora. É uma forma de dar visibilidade à arte em suas múltiplas linguagens e levar ao público a expressão de cada um desses criadores. Transformar essa história em livro é uma maneira de eternizar esse movimento e inspirar novas gerações”.
A gerente de marketing do Shopping Parque Balneário, Viviani Fernandes, destaca a importância de receber a exposição: “O Shopping Parque Balneário tem o compromisso de valorizar a cultura e dar espaço para manifestações artísticas que fazem parte da identidade da Cidade. As muretas são um símbolo local, e trazer essa exposição para dentro do shopping é uma forma de aproximar ainda mais a arte do público e reforçar o orgulho no santista”
Além da Secult, o projeto e o livro ‘Muretas na Cidade’ contam com o apoio da Imagem Digital.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito da imagem: Marcelo Martins / PMS