Pesquisar
Close this search box.

Nova base da Guarda Municipal reforça segurança no Centro Histórico de Santos

Com a inauguração das novas instalações da sede das Rondas Ostensivas Municipais (Romu) Prefeito Oswaldo Justo da Guarda Civil Municipal (GCM), na manhã desta quinta-feira, o patrulhamento preventivo na Região Central Histórica, envolvendo os bairros Centro, Paquetá e Vila Nova, incluindo a região do Mercado, passa a ser intensificado com as atividades de vigilância e combate à criminalidade.

O equipamento, que fica na Avenida Conselheiro Nébias, 164, no Paquetá, será a nova base da tropa de elite da corporação, centralizando os trabalhos de 51 guardas, entre homens e mulheres, seis viaturas e dez motos, além do canil da GCM.

Com 501 metros quadrados de área, o imóvel, com infraestrutura remodelada, contempla alojamentos para o efetivo operacional, com vestiários, refeitório e área externa ampla para utilização como estacionamento da frota de viaturas, bem como para treinamento de abordagens com o apoio de viaturas e motocicletas (veja fotos na galeria).

A nova base da corporação tem potencial de melhoria significativa para a segurança pública e ratifica a política da Prefeitura para ocupação do Centro Histórico e proximidade com o novo Mercado Municipal e as futuras instalações do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na região.

Do ponto de vista operacional, a nova base vai permitir maior agilidade no deslocamento das equipes operacionais especializadas, pelo fácil acesso às demais regiões do Município – orla da praia, morros, Zona Noroeste e Área Continental, permitindo a projeção de um impacto positivo na sensação de segurança dos santistas.

Ao inaugurar a base, o prefeito Rogério Santos ressaltou a localização que facilita a rota para todos os pontos de Santos.

“Também vai fazer com que essa região se transforme. Estamos investindo muito em segurança. Hoje, o que a população mais pede é investimento neste setor e trabalhamos juntos com o Governo do Estado, apoiando suas ações e em parcerias como no aluguel de automóveis e na Operação Delegada”.

O secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel Júnior, destacou a sensibilidade da Administração Municipal em autorizar a instalação da base no bairro. “A Romu é um policiamento robusto, treinado e equipado para enfrentar vários tipos de situação, atuando em forças-tarefas em toda a Cidade”.

Para o coordenador da Romu, Antonio Carlos Silva, a mudança de local da base – antes operando em um imóvel na Rua Amador Bueno, 538, no Paquetá – é fundamental para melhorar o patrulhamento no Centro Histórico. “Estamos mais centralizados e em uma importante via que nos permitirá maior agilidade no atendimento”.

A nova infraestrutura da GCM faz parte do plano da Prefeitura em prol da segurança e monitoramento urbano, pacote de investimentos denominado ‘Santos Mais Segura’, lançado em setembro do ano passado e que envolve a contratação de mais 200 guardas civis municipais (que serão incorporados ainda neste ano), criação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) específico para a categoria, entrega de novas viaturas e armas, compra de drones de alta performance e outros equipamentos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens: Isabela Carrari / PMS