Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

No Porto, serenata e missa da bênção das pastas assinalam arranque da Queima das Fitas

A semana da Queima das Fitas do Porto, que está a decorrer até 10 de maio, arrancou com a monumental serenata.

Na noite de sábado, milhares de estudantes encheram a Avenida dos Aliados de nostalgia. Na manhã seguinte, os finalistas e as respetivas famílias participaram na cerimónia da bênção das pastas.

O programa da festa dos estudantes do Porto vai muito além dos concertos no Queimódromo. Às 0h01 de domingo, dia 4 de maio, a semana de euforia arrancou com a monumental serenata, na qual nem a chuva afastou a carga simbólica associada ao evento.

O momento contou com a atuação dos grupos de fado da Academia, que prestaram homenagem aos finalistas e à tradição portuguesa. Mais uma vez, a serenata representou o adeus à vida académica e o início de uma nova etapa para os estudantes.

Na manhã seguinte, a Avenida dos Aliados voltou a ficar repleta de cor e nostalgia com a missa da bênção das pastas.

Acompanhados pelas famílias, os estudantes participaram na homilia conduzida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Em representação do Município, o vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo, e a vereadora da Juventude, Catarina Araújo, marcaram presença neste momento de grande significado para os estudantes.

Esta terça-feira, dia 6 de maio, acontece o cortejo académico. A passagem dos estudantes e das quatro dezenas de carros alegóricos pela Baixa da cidade vai implicar uma reordenação da circulação automóvel durante todo o dia.

A Queima das Fitas, a decorrer entre 3 e 10 de maio, apresenta o cartaz mais internacional de sempre. A STCP e a Metro do Porto disponibilizam uma operação reforçada para as deslocações dos estudantes.

Fonte e crédito das imagens: www.porto.pt