Nélson Semedo está apto para o jogo particular frente a Croácia este sábado (às 17h45, hora Lisboa; às 13h15, hora Brasília), no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras, mas Pepe, Rúben Neves e Cristiano Ronaldo (estes dois últimos só hoje se vão juntar ao grupo) só vão jogar na terça-feira, no último jogo de preparação para o Euro 2024 diante da República da Irlanda, anunciou esta sexta-feira Roberto Martínez.
“O plano para o Pepe, por agora, é preparar algo de forma individual. Está a trabalhar com o grupo, mas o foco para ele é jogar contra a Irlanda na terça-feira. O Nelson Semedo está apto. O Rúben Neves e o Cristiano chegam hoje e a família da seleção ficará completa, isso é importante. Cristiano, Rúben e Pepe estarão a trabalhar para terça-feira, mas o Nelson estará apto para o jogo com a Croácia”, anunciou o selecionador.
Roberto Martínez deixou ainda grandes elogios a Cristiano Ronaldo, que vai marcar presença na sexta fase final consecutiva de um Campeonato da Europa. E o selecionador diz que conta com o capitão.”O Cristiano está a ter desempenhos muito consistentes no seu clube, é um finalizador incrível. Vai fazer o sexto Europeu, um feito único no futebol mundial e essa experiência é importante. Está pronto para ajudar e para dar tudo. Não há outro jogador no futebol mundial que possa trazer ao balneário o que o Cristiano pode”, disse.
O selecionador disse encarar com naturalidade o facto de alguns dos convocados poderem mudar de clube durante o Europeu, mas considera que o mercado não vai interferir no rendimento: “É natural e normal, acontece em todos os torneios. Mas são coisas positivas. A notícia negativa é quando um jogador não vem à seleção. Depois, quando estão aqui, estão focados em ajudar. Há momentos de falar muito sobre o próximo projeto desportivo, mas o foco agora é este. Não tenho dúvidas que a nossa preparação vai ser perfeita”.
Roberto Martínez encara como satisfação o facto de a média de idades na seleção ser de 26 anos, e que metade dos convocados tenha 25 ou menos. Para o selecionador, “na seleção não há idades”, mas sim “valores”: “Os jogadores jovens trazem um sonho que é cheio de energia e experiência, têm uma ideia ainda mais clara do caminho que precisamos de fazer. Temos campeões europeus e acho que a mistura, neste momento, é perfeita”.
Voltando ao jogo de terça-feira com a Finlândia, que Portugal venceu por 4-2, com algumas desatenções defensivas nos golos, Martínez deixou o aviso: “Coletivamente, não pode haver um período de falta de concentração, a intensidade precisa de estar lá, não há um jogador com responsabilidade de manter isso, atacamos e defendemos com 11. Gostei que tivesse acontecido contra a Finlândia, porque é algo a melhorar e que não pode acontecer num torneio.”
E fez depois uma análise à seleção croata: “É uma equipa que gosta da posse de bola, tem um estilo claro. Quando jogadores como Modric, Kovacic e Brozovic não jogam, os outros jogam ao mesmo estilo. O treinador está a fazer um trabalho fantástico, é um adversário competitivo e diferente daqueles que tivemos até ao momento. É para mostrar o nosso nível, é importante ter uma boa estrutura defensiva sem bola, porque o adversário vai tê-la. A Croácia é um exemplo a nível mundial. É um país de quatro milhões de pessoas que tem gerações de futebolistas incríveis.”
Sobre o jantar com Marcelo Rebelo de Sousa, quinta-feira à noite em Belém, o selecionador considerou que foi uma noite “muito agradável, uma amostra do nosso Presidente relativamente à importância da seleção para todos os portugueses”. “Os jogadores gostaram muito, acho que de certa forma nos tornámos ainda mais preparados”, disse.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Federação Portuguesa de Futebol