O maior jardim de orla do mundo voltou a ser uma galeria a céu aberto. O projeto Muretas na Cidade chega à 5ª edição com dez obras de fibra e dois letreiros com o nome do Município, estilizados e coloridos por 12 personalidades da Cidade, que já estão promovendo conexão entre moradores, turistas e a paisagem de Santos (veja abaixo a localização de cada).
Criado há 10 anos com apoio da Prefeitura, o Muretas na Cidade deu novos significados, através da arte, para esses elementos urbanos que se transformaram em símbolos culturais santistas. Antes de serem instaladas na orla, as muretas estiveram expostas no Parque Balneário.
“São artistas de diferentes estilos. Eu costumo falar de diferentes tribos, porque nós temos tatuadores, cartunistas, muralistas, ilustradores, então tem muita gente diferente, e isso acaba refletindo nas artes, pois uma está bem diferente da outra”, comenta Mauriomar Cid, cenógrafo e designer que coordena a iniciativa.
A novidade deste ano é o livro ‘Muretas na Cidade’, uma obra de 130 páginas que registra a história do projeto, resgatando a trajetória dessas estruturas icônicas, sua origem e evolução ao longo dos anos. A publicação está à venda no shopping.
“Depois do sucesso da exposição, as muretas voltaram ‘para casa’. Mais uma vez as obras vão se integrar à beleza dos nossos jardins e espalhar arte por toda orla santista”, destaca o secretário de Cultura, Rafael Leal.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito da imagem: Divulgação