A revitalização do Valongo já começa a dar novos ares na Região Central. O mural artístico ‘Um Mar de Esperança’ foi inaugurado na Rua Tuiuti, em frente ao futuro Parque Valongo, no sábado. A obra faz parte das comemorações em Santos aos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
“A cultura é a melhor forma de unir as pessoas. Além de reunir Gênova e Santos neste mural e revitalizar a Região Central, estamos revivendo a história e preservando a memória dos imigrantes italianos em Santos”, destacou o prefeito Rogério Santos.
O vice-prefeito de Gênova, Pietro Piciocchi, que participou da solenidade, afirmou que a cidade italiana também vai instalar um mural com menção a Santos na sua área portuária, reforçando as ligações culturais que as duas cidades têm.
Os projetos da geminação italiana – que torna Santos e Gênova cidades-irmãs, cujo termo foi assinado na última sexta (1º) – e da criação do mural surgiram durante reuniões de representantes da Prefeitura com a equipe da Società Italiana di Santos.
“Começamos a conversar, no ano passado, quando o diretor da Società Italiana, Fabio Niosi, nos trouxe os projetos. E o resultado pode ser visto agora com esse mural, realizado num local que permite integrar a revitalização do Centro, o Parque Valongo e a história”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, explicando que no imóvel onde está o mural já funcionou o Consulado Italiano em Santos.
A obra
O mural foi idealizado pela italiana Giulia Lavinia Lupo, que há 7 anos chegou ao País e se apaixonou por Santos. “Sou da nova geração de italianos imigrantes que chegaram ao Brasil e estar aqui hoje entregando esta obra é emocionante para mim”, diz ela, que fez a curadoria do trabalho.
“Escolhemos dois artistas, um de São Paulo e outra de Santos, que conseguiram dialogar de forma boa, resultando nesta belíssima obra”. O artista e morador de São Paulo (Capital) Apolo Torres ficou encarregado de traduzir em imagens os aspectos da imigração, já a santista Julliana Rosa representou a arte de Santos.
O painel traz uma narrativa da história da imigração. No início da jornada, há uma italiana que sai de Gênova, representada por uma garota olhando para um navio, ao lado da ‘Lanterna’ de Gênova, símbolo da cidade italiana, sendo o farol mais alto do Mediterrâneo, com 77 metros de altura
O painel também mostra a chegada a Santos com malas, ramos de café e pássaros. “Ela sabe que vai viajar para uma nova vida, levando todos os medos, as emoções e esperanças na bagagem. Depois, chega a Santos, sempre com muita esperança, sabendo que muitas coisas boas virão”, explica Giulia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Marcelo Martins / PMS