Um concerto de música. Uma tertúlia com nomes da escrita que conversam sobre o Porto. Um fim de semana que não quer deixar ninguém de fora. Dois anos depois da sua reabertura – que se assinala a 15 de setembro – é em grande que o Mercado do Bolhão quer celebrar com toda a cidade.
Este ano, a festa começa mais cedo. No domingo, dia 15 de setembro, o Bolhão celebra dois anos desde a sua reabertura, mas a animação tem início dois dias antes. Tratando-se do merecido descanso de comerciantes e inquilinos do mercado, a celebração será a preceito na sexta-feira e no sábado.
Na sexta-feira, a responsabilidade social ganha palco no mercado de frescos, com o programa “Dias da Saúde no Bolhão” e ações especiais preparadas por todos os parceiros.
A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto vai levar uma edição especial do seu showcooking, que, pelas 12 horas, vai transformar os produtos do mercado numa saborosa refeição.
Os comerciantes do Bolhão também vão receber atenção exclusiva no “NABo para o Mercado”, um evento dedicado a sessões de capacitação, de forma a desmistificar crenças alimentares e outros temas.
O Futebol Clube do Porto junta-se, no mesmo dia, às comemorações. O mercado vai dar as boas-vindas à mascote Draco, recebendo ainda uma ativação do Museu do FC Porto – das 10 às 13 horas e das 14 às 17h30, na Praça do Metro.
Ainda no dia 13, a animação musical fica por conta do Coro do Centro Histórico do Porto, com atuação marcada para as 15h30.
Sábado de festa rija
O grande concerto do segundo aniversário da reabertura do Mercado do Bolhão fica reservado para sábado, na Escadaria Principal, onde Os Azeitonas vão brilhar.
O grupo de pop rock irá apresentar os seus maiores sucessos ao lado do cantor Ivo Lucas, com quem lançou, recentemente, o tema “Juntar Estrelas”.
A atuação acontece às 17 horas, inserida numa programação rica que inclui atividades ao longo do dia, tanto antes como depois do espetáculo principal.
Presente em mais um dia de festa, o FC Porto leva ao Bolhão a sua mais recente mascote: a Viena. Haverá ainda uma ação educativa dedicada aos mais pequenos, com a Imersão Dragon Force.
Durante todo o dia, a empresa municipal Águas e Energia do Porto assinala a sua presença, com águas aromatizadas para todos.
Já a Porto Ambiente visita o mercado na companhia da célebre mascote Cascas, que vai impulsionar uma atividade infantil, lúdica e educativa, relacionada com a importância da reciclagem.
Quem também não quis ficar de fora da festa é a Casa da Arquitetura, com uma atividade para miúdos e graúdos: a entidade propõe dar asas à imaginação com uma viagem de descoberta do Mercado do Bolhão.
As celebrações de sábado terminam ao anoitecer com a Tertúlia “Porto de Livros e Sabores”, a partir das 19 horas. A iniciativa da Porto Editora reúne cinco grandes nomes da literatura portuguesa e internacional: Alberto S. Santos, Rui Couceiro, Germano Silva, Carlos Té e Richard Zimler. A moderação estará a cargo do jornalista Sérgio Almeida, do Jornal de Notícias.
Um Portugal inteiro já passou pelo Mercado do Bolhão
Dois anos depois da reabertura, a 15 de setembro de 2022, o Mercado do Bolhão já recebeu mais de 11 milhões de visitantes, desde os fiéis portuenses aos visitantes oriundos de todos os cantos do mundo.
O balanço indica que os meses de verão continuam a ser os mais agitados, com uma média diária de 20 mil visitantes. Já o pico de visitas, desde a reabertura, foi registado no dia 15 de outubro de 2022, quando o mercado recebeu o Portugal Fashion.
Em 2024, o dia 13 de agosto registou a maior afluência, com mais de 34 mil visitantes a passarem pelo Bolhão.
Ainda este ano, o Europeu de Futebol foi mote para um aumento significativo do número de visitantes, em particular junto dos sete restaurantes abertos na galeria do piso 3.
Além disso, o São João continua a ser um dos momentos inigualáveis e de excelência no maior mercado de frescos do país, levando às 77 bancas uma multidão de gente que procura a tipicidade da mais pura tradição portuense.
As lojas exteriores já são 32, sendo que a empresa municipal GO Porto se prepara para lançar, em 2025, um novo concurso público para a atribuição dos espaços ainda por abrir, salientando a expetativa de que a procura seja significativa e enquadrada nas categorias previstas para os espaços.
O objetivo é que, no terceiro ano de existência do mercado, as lojas e restaurantes ainda por atribuir, fechados pela força de circunstâncias ou por decisão dos proprietários, possam abrir portas em 2025.
O ano de 2024 vai ainda marcar o ano da primeira revisão ao Regulamento do Mercado do Bolhão, cuja abertura para a discussão pública foi realizada a 22 de julho e contou com o registo de 116 interessados, estando os seus contributos atualmente em análise.
A análise prevê melhorias ao que está em vigor, como reajustes nas categorias dos produtos, nos modelos de fiscalização e nos horários de funcionamento.
A agenda para as comemorações do segundo aniversário do Mercado do Bolhão já está disponível:
Sexta-feira, dia 13 de setembro
10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h30 I Ativação do Museu do FC Porto I Praça do Metro;
10h00 às 18h00 I Beba Água do Porto I Praça Formosa;
Visita da Mascote do Futebol Clube do Porto I Itinerante;
12h00 I Showcooking Bolhão + Saudável – FCNAUP I Cozinha Bolhão-Meireles;
15h30 I Coro do Centro Histórico I Galeria.
Sábado, 14 de setembro
10h00 às 14h00 I À Descoberta do Bolhão | Casa da Arquitetura I Praça do Metro;
10h00 às 13h00 I Imersão Dragon Force (FCP) I Rua de Alexandre Braga;
10h00 às 13h00 e 14h00 às 17:30 I Ativação do Museu do FC Porto I Praça do Metro;
10h00 às 18h00 I Beba Água do Porto I Praça Formosa;
10h00 às 18h00 I Reciclar a Brincar (Porto Ambiente) I Praça Formosa;
11h00 às 12h00 I Chef à Moda do Bolhão I Cozinha Bolhão-Meireles;
Visita da Mascote do Futebol Clube do Porto I Itinerante;
16h00 I Tuna Masculina da FLUP I Itinerante;
17h00 I Os Azeitonas com Ivo Lucas I Escadaria Principal;
19h00 I Tertúlia “Porto de Livros e Sabores” I Átrio de Alexandre Braga.
Fonte: www.porto.pt
Crédito da imagem: Guilherme Costa Oliveira