Pesquisar
Close this search box.

Marcos Leonardo, o avançado meteórico que o Benfica pretende

O Benfica está interessado em garantir um dos avançados mais promissores do futebol brasileiro. Trata-se de Marcos Leonardo, de 20 anos, que desde 2020 se tornou um dos meninos queridos do Santos, clube paulista onde nasceram grandes estrelas do futebol mundial como Pelé, Coutinho, Neymar ou, mais recentemente, Rodrygo, que atua no Real Madrid. 

Os encarnados olham para esta hipótese como uma oportunidade de negócio, uma vez que o popular emblema da Vila Belmiro foi despromovido à Série B do Campeonato Brasileiro, pelo que terá a necessidade de vender alguns dos seus melhores jogadores que, ao mesmo tempo, não pretendem jogar no segundo escalão.

O jogador está avaliado em 25 milhões de euros pelo tranfermarkt.com, site especializado em transferências do futebol, mas segundo a imprensa brasileira, o negócio poderá concretizar-se por uma verba entre os 15 e os 20 milhões de euros, sendo que o Santos tem 70% dos direitos do atleta.

Certo é que o avançado está apostado em jogar na Europa, não se mostrando muito recetivo dar atenção ao interesse de clubes brasileiros como o Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro ou Corinthians, que já fizeram os primeiros contactos.

Mas quem é este jovem baiano, nascido na cidade de Itapetinga a 2 de maio de 2003? Marcos Leonardo está a viver o sonho idealizado pelo pai, conhecido pelos amigos como Coringa, que viu a mãe proibi-lo de jogar futebol por que “era coisa de bandidos e de malandros”.

Esse foi, no entanto, o mote que o levou a apostar na carreira do filho. A prova disso foi que Coringa inscreveu o filho numa escola dos Meninos da Vila na cidade onde vivia, em Taubaté, no interior do estado de São Paulo.

Marcos tinha apenas 10 anos, mas de repente tudo mudou e de forma muito rápida… É que logo na primeira semana fez seis golos num jogo-treino e o treinador passou-o à frente de outras crianças para fazer testes no Santos. Três treinos bastaram para que as portas da Vila Belmiro se lhe abrissem.

O primeiro contrato profissional foi assinado aos 16 anos e no dia 20 de agosto de 2020, com apenas 17, foi lançado pelo treinador Cuca na equipa principal do Santos, entrando a 10 minutos do fim da partida em casa do Sport Recife, que os santistas venceram por 1-0. Era o início de uma carreira meteórica num clube histórico, pelo qual contabiliza 168 jogos oficiais e 54 golos marcados com apenas 20 anos.

Internacional pelos vários escalões jovens da seleção brasileira, Marcos Leonardo destacou-se no Mundial de sub-20 realizado em abril do ano passado, onde foi o segundo melhor marcador do torneio com cinco golos, menos dois que o italiano Cesare Casadei, que fez mais duas partidas.

Terminada essa etapa, o sonho do avançado é agora chegar à seleção principal, um objetivo que já esteve mais longe, uma vez que em novembro esteve mesmo pré-convocado para os jogos com a Colômbia e a Argentina, de qualificação para o Mundial 2026. Acabou por não ser chamado pelo selecionador Fernando Diniz, mas o sonho está bem vivo.

Episódio de indisciplina marca fim de época

Nesta história de ascensão meteórica, há no entanto uma mancha recente. No final do último Campeonato Brasileiro, com o Santos a lutar para fugir à despromoção, Marcos Leonardo protagonizou um caso de indisciplina, depois de o treinador Marcelo Fernandes ter autorizado os jogadores a almoçarem fora do Centro de Treinos Rei Pelé, antes da viagem para Curitiba para defrontar o Athletico Paranaense.

O avançado e o médio Jean Lucas regressaram ao clube 20 minutos atrasados e com sinais de que estariam embriagados, razão pela qual terá discutido com colegas e o treinador, que o tinha colocado no banco de suplentes na partida anterior. Apesar do mau comportamento, Marcos Leonardo acabou por seguir viagem com a equipa, mas não escapou a uma multa e a novo jogo como suplente.

Este episódio manchou, no entanto, a imagem de avançado num dos momentos mais difíceis da história do Santos, que acabou por ser despromovido pela primeira vez na história do futebol brasileiro.

Agora, uma saída para um clube europeu é o desejo do jogador, com o Benfica bem colocado, apesar de ser natural que outros grandes emblemas se venham a posicionar para garantir a contratação desta jovem promessa.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Site oficial / Santos Futebol Clube