Pesquisar
Close this search box.

Marcelo vai à posse de Lula e passa o ano no Brasil

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa chega a Brasília no dia 30 de dezembro para assistir à posse de Lula da Silva no primeiro dia de 2023. 

Já estão confirmadas as presenças Rei de Espanha Felipe VI, e dos Presidentes João Lourenço (Angola), José Maria Neves (Cabo Verde), Frank-Walter Steinmeier (Alemanha), Ramos Horta (Timor-Leste), Umaro Sissoco Embaló (Guiné-Bissau)Alberto Fernández (Argentina), Gabriel Boric (Chile) e Gustavo Petro (Colômbia).

Marcarão igualmente presença na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, os chefes de Estado da Bolívia, Uruguai, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Zimbábue.

“Será a posse com a presença do maior número de chefes de Estado”, disse o embaixador Fernando Igreja, responsável do Itamaraty pela cerimónia, em conferência de imprensa.

Turquia, México, Panamá, Costa Rica e Palestina, far-se-ão representar a outro nível.

Biden, Kamala ou outro nome?

Os Estados Unidos devem enviar um representante, sendo pouco provável que o Presidente Joe Biden viaje até Brasília. “Não há confirmação ainda da parte da embaixada dos Estados Unidos de qual será a representação do governo americano”, respondeu o embaixador Fernando Igreja ao ser questionado sobre a eventual presença da vice-presidente Kamala Harris.

Nicolás Maduro não vai estar

O Presidente da Venezuela não pode entrar no Brasil antes de Lula tomar posse porque o Executivo de Jair Bolsonaro cortou relações diplomáticas com este vizinho com quem partilha fronteiras, mas sabe-se que Lula quer retomar relações com a Venezuela.

Fonte: Jornal de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Rodrigo Antunes