Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Marcelo assina livro de condolências na Santa Sé. Luto nacional deverá ser de 24 a 26 de abril

Marcelo Rebelo de Sousa já assinou o livro de condolências pela morte do Papa Francisco na nunciatura apostólica da Santa Sé de Lisboa, agradecendo tudo o que fez por Portugal, incluindo a canonização dos três pastorinhos de Fátima e a presença na Jornada Mundial da Juventude em 2023.

À saída, o Presidente da República adiantou que está à espera do diploma do Governo para assinar o luto nacional, que “será em princípio de dia 24 a dia 26”, o que não deverá interferir com a sessão solene do 51.º aniversário do 25 de Abril.

“A ideia da Assembleia da República é manter a sessão de dia 25, começando com uma nota de pesar pela morte do Papa Francisco”, explicou.

Marcelo revelou ainda que, “em princípio”, irá a Roma, para o funeral do Papa, uma delegação composta pelo Presidente da República, primeiro-ministro, presidente da Assembleia da República e ministro dos Negócios Estrangeiros. “O Papa Francisco disse alguma coisa a cada um dos portugueses”, afirmou.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participou na missa de sufrágio pelo Papa Francisco, na Sé de Lisboa, nesta segunda-feira à noite

As cerimónias fúnebres do Papa Francisco vão realizar-se no sábado de manhã às 10:00 locais (09:00 em Lisboa) na Praça de São Pedro, anunciou esta terça-feira o Vaticano.

O féretro será depois transferido para a Basílica de Santa Maria Maggiore, no centro de Roma, onde o Papa vai ser sepultado, refere o comunicado.

O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Presidência da República / Portugal