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Madri e Lisboa terão trem de alta velocidade com viagem em três horas

Viajar entre Madri e Lisboa vai ficar mais fácil e rápido nos próximos anos. Um projeto ambicioso de ferrovia de alta velocidade, com conclusão prevista até 2030, promete reduzir drasticamente o tempo de trajeto entre as capitais ibéricas, de mais de dez horas para apenas três.

Além de aproximar as duas cidades, a iniciativa tem como objetivos diminuir as emissões de carbono e impulsionar o turismo regional.

A nova ligação também terá um papel importante na logística da Copa do Mundo da FIFA, que será organizada por vários países.

Redução no tempo de viagem

Embora a meta final seja ligar Madri e Lisboa em apenas três horas até o fim da década, etapas importantes serão concluídas antes disso.

Já em 2025, a entrega do trecho entre Elvas e Évora reduzirá em mais de 90 minutos o trajeto entre Badajoz e Lisboa, permitindo que a viagem dure menos de duas horas.

A ligação entre Lisboa e Porto também será beneficiada, com o tempo de percurso caindo para apenas 90 minutos.

Até 2027, quem viajar entre Madri e Lisboa poderá completar a rota em cerca de seis horas, com uma parada em Badajoz, um avanço significativo rumo à operação plena da linha de alta velocidade.

A implementação do projeto está a cargo da Renfe, empresa pública responsável pelos serviços ferroviários da Espanha.

A operadora investe 15 milhões de euros para garantir a compatibilidade técnica com o sistema português, ajustando itens essenciais como a tensão elétrica e os sistemas de sinalização. Essas adaptações serão fundamentais para assegurar viagens eficientes e integradas entre os dois países.

Conexão além das capitais

Mais do que unir as duas principais cidades da Península Ibérica, o projeto abre portas para regiões menos acessíveis. Estão previstas expansões para o noroeste da Espanha, incluindo Vigo, Santiago e Corunha.

Além disso, uma nova linha ligará Salamanca ao Porto, ampliando o acesso a destinos menos explorados e ajudando a distribuir melhor o fluxo de turistas entre Portugal e Espanha.

A transformação da mobilidade na região, no entanto, não se limita às ferrovias. Portugal também investe na modernização de sua infraestrutura aérea com a construção do novo aeroporto internacional em Alcochete, a cerca de 40 km de Lisboa.

Com inauguração prevista para 2034, o terminal substituirá o saturado Aeroporto Humberto Delgado, aumentando a capacidade do país para receber turistas e proporcionando uma experiência mais moderna e eficiente aos passageiros.

Fonte: www.passageirodeprimeira.com