Madeira e Lisboa lideram reservas para o Natal e Ano Novo

O mais recente inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), ‘Perspectivas Natal & Réveillon 2025’, indica que as reservas hoteleiras para o Natal e Ano Novo são lideradas pela Madeira e Grande Lisboa.

A nível nacional, e segundo a associação, “as perspectivas para a época festiva de Natal e Réveillon 2025 apontam para uma evolução globalmente positiva da atividade hoteleira, embora marcada pelas habituais assimetrias regionais”.

À data do inquérito, que decorreu de 24 de novembro a 12 de dezembro junto de 261 estabelecimentos hoteleiros associados da AHP, a taxa de reserva média nacional para o Natal situou-se nos 42%, num aumento de 4 pontos percentuais face às reservas verificadas no mesmo período do ano passado.

Para o Ano Novo, a taxa de reserva atinge os 55%, acima dos 50% registados em 2024.

Natal

As taxas de reserva verificadas à data do inquérito indicam que os valores mais elevados se registam na Madeira, com 71%. Na Grande Lisboa, a taxa de 44% é igual à que foi apurada em igual período de 2024.

Do lado oposto, os valores mais baixos de reservas verificam-se nos Açores (29%), na Península de Setúbal (28%) e no Alentejo (24%).

Também a Madeira lidera nas expectativas de taxa de ocupação, com 60% dos hoteleiros inquiridos a antecipar uma taxa de ocupação “Melhor” ou “Muito Melhor” do que no Natal anterior.

No Alentejo, 47% dos hoteleiros antecipa uma taxa de ocupação “Pior” ou “Muito Pior” face a 2024.

No que diz respeito aos proveitos, 85% dos hoteleiros da Madeira antecipa receitas “Muito Melhores”, em linha com os 91% que preveem um preço médio por quarto (ARR) “Melhor” ou “Muito Melhor”.

Já na Grande Lisboa, as expectativas são “mais moderadas”, segundo a AHP, com 44% dos hoteleiros da região a antever proveitos melhores e metade dos hoteleiros a prever um ARR idêntico ao do Natal passado.

Ano Novo

Para a passagem de ano, as taxas de reserva mais elevadas à data do inquérito registam-se na Madeira (79%) e na Grande Lisboa (58%). Na região da Madeira e do Alentejo, 61% e 58% dos hoteleiros, respetivamente, antecipam uma taxa de ocupação “Melhor” ou “Muito Melhor” face à passagem de ano anterior.

As regiões dos Açores e do Oeste e Vale do Tejo “apresentam expectativas menos favoráveis”, com a maioria dos hoteleiros a antecipar uma ocupação inferior. Na Grande Lisboa, as expectativas encontram-se repartidas entre cenários piores, iguais e melhores.

Relativamente à estada média, cerca de metade dos hoteleiros da Madeira considera que será inferior à do Ano Novo anterior, situação que a associação atribui “ao facto de a passagem de ano ocorrer a meio da semana”.

Nos proveitos, 88% dos hoteleiros madeirenses espera receitas “Melhores” ou “Muito Melhores”. No entanto, também nessa região, 45% dos hoteleiros antecipa um preço médio por quarto inferior, pelo que a AHP indica que “o crescimento dos proveitos totais será impulsionado pelo aumento da ocupação e pela forte contribuição de serviços extra aposentos (F&B e eventos)”.

Festividades lideradas pelo mercado nacional

Para ambos os períodos da época festiva, os hoteleiros apontam que o principal mercado será o nacional. Seguem-se os Estados Unidos, Espanha e Reino Unido, com este último a assumir especial relevância na Madeira (91% dos inquiridos).

Nos canais de reserva, o website próprio foi mencionado por 82% dos hoteleiros para a época festiva, seguido pela Booking (80%), do email direto (35%) e da Expedia (34%).

Questionados sobre o impacto do atual contexto geopolítico e económico, 50% dos inquiridos afirma não notar impacto nas reservas, enquanto 48% identifica um impacto negativo.

O inquérito “Perspetivas Natal & Réveillon 2025” foi realizado entre 24 de novembro e 12 de dezembro, contando com uma amostra de 261 estabelecimentos hoteleiros, distribuídos pelas regiões Norte (13%), Centro (11%), Oeste e Vale do Tejo (8%), Grande Lisboa (32%), Península de Setúbal (3%), Alentejo (7%), Algarve (9%), Açores (4%) e Madeira (13%).

O inquérito foi realizado pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas, junto dos empreendimentos turísticos associados da AHP.

Fonte: www.publituris.pt

Crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal