Madeira assume compromisso de Explorar, Respeitar e Preservar

Continuando a atrair cada vez mais visitantes, refletindo o reconhecimento internacional do destino Madeira e Porto Santo, esse crescimento traz, também, a responsabilidade de proteger a natureza, gerir melhor os fluxos e garantir que o turismo beneficia quem cá vive.

Neste sentido, a Associação de Promoção da Madeira (APM) lança uma nova campanha de sensibilização que apela a residentes, visitantes e profissionais do setor para adotarem comportamentos mais conscientes.

Assente nos pilares “Explora. Respeita. Preserva.”, esta campanha é, segundo a associação “mais do que um slogan, é um compromisso coletivo para assegurar um futuro sustentável para a Madeira e o Porto Santo”, concluindo que esta iniciativa “convida-nos a transformar cada gesto numa oportunidade de valorizar e preservar o destino”.

Referira-se que durante a 21ª Convenção do grupo GEA, o secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, sublinhou, que “2026 vai ser um ano bastante importante, não diria de uma revolução, mas de uma grande alteração no modelo em que gerimos o território” numa estratégia que já está em curso com o programa Upgrade Madeira, que pretende reforçar a qualidade da experiência turística, melhorar a convivência com os residentes e regular o uso do espaço natural, até porque, avançou, “interessa-nos que a experiência aqui na Madeira seja a melhor, por isso desenvolvemos um programa que tem a ver com a forma como o turismo se relaciona com os residentes e com a qualificação da experiência”.

Isto porque, defendeu, “no dia em que um destino turístico não consegue manter este equilíbrio entre aqueles que nos visitam e o bem-estar dos que aqui vivem, o destino está condenado”, não esquecendo que o setor do turismo representa 30% do PIB da Madeira, estando envolvida diretamente no setor mais de 20% da população.

Fonte e crédito da imagem: www.publituris.pt