De falta de opções, os fãs de arte não se podem queixar. O número de exposições e eventos ligados a diferentes vertentes artísticas em Lisboa é tão extenso que o difícil é escolher qual visitar a seguir. S
e a Fotografia é uma das artes que mais gosta, aponte na agenda a próxima mostra que poderá querer conhecer.
A 3 de julho será inaugurada “Vertigem Paulista”, da fotógrafa Malu Mesquista, pelas 19 horas, na Galeria 23a Atelier, no Campo Pequeno, em Lisboa.
O espaço aposta num novo projeto, que consiste numa colaboração transatlântica com aquela que é considerada uma referência na fotografia contemporânea: a Galeria O Jardim, em São Paulo.
Aliás, a mostra tem mesmo como personagem principal a cidade brasileira. O conjunto de 12 fotografias que fazem parte da exposição refletem sobre o papel da cidade e da condição humana entre o caos, o silêncio, a pressa, a pausa e o betão.
A exposição, com curadoria de Renato Negrão, explora ainda as diferentes atmosferas que podem ser encontradas nas grandes metrópoles, sob o olhar de Malu Mesquita.
A fotógrafa, natural de Mooca, um bairro em São Paulo, demonstra a intimidade que sente com cidade, realçando um contraste entre a imponência dos grandes prédios e dos pequenos corpos que percorrem as ruas.
No entanto, mais do que captar a cidade, Mesquita usa-a para expor o seu trabalho, como aconteceu na intervenção “RESPIRARTE”, onde apresentou fotografias com nove metros de altura, na fachada do Conjunto Nacional, um centro comercial em São Paulo.
Outro destaque foi também a participação no projeto “De Volta ao Muro” que se serve da arte de rua — nomeadamente o graffitti — para o inserir num diálogo com a fotografia.
Mesquita, que deu início à sua atividade artística em 2015, publicou também diversos livros de Fotografia que se debruçam sobre a temática urbana, como “#NoMesmoMuro — Do Instagram ao Fotolivro”, de 2017 e “Rede de Proteção”, de 2022.
A exposição “Vertigem Paulista” pode ser visitada na Galeria 23a Atelier at+e 17 de julho, de terça-feira a sábado, das 16 às 19 horas. A entrada é livre.
Fonte: www.nit.pt
Crédito da imagem: Malu Mesquita