Gonçalo Valente, deputado do PSD eleito por Beja, revelou que a ligação ferroviária ao aeroporto não está incluída no projeto que a Infraestruturas de Portugal (IP) está a desenvolver e que visa a modernização da Linha do Alentejo entre Casa Branca e Beja.
Nelson Brito, deputado socialista eleito pelo mesmo círculo, reagiu em comunicado, acusando-o de “alterar a verdade dos factos”.
Gonçalo Valente, na sequência de uma reunião, no passado dia 9, com responsáveis da IP, região Sul, revelou à comunicação social ter sido informado de “que o projeto que está a ser elaborado não prevê a ligação ao aeroporto de Beja”.
Nelson Brito, deputado do PS e presidente da Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista, também em comunicado, critica o deputado do PSD, por acusar “o PS de mentir e de enganar os baixo-alentejanos”.
O socialista diz que o social-democrata ou não entendeu “a informação que recolheu na reunião que teve com a Infraestruturas de Portugal” ou “usou a desculpa de reunir com entidades públicas para alterar a verdade dos factos”.
Em resposta a este comunicado, e em declarações ao “Diário do Alentejo, Gonçalo Valente reitera que “o projeto de execução da ligação Beja/Casa Branca que está a ser elaborado e previsto ser entregue em 2025 não inclui nenhuma ligação ferroviária ao aeroporto de Beja”, o que a acontecer “apenas será depois de concluída a obra de eletrificação da Linha do Alentejo”.
PNI2030
Segundo o Programa Nacional de Investimentos (PNI2030), apresentado inicialmente em outubro de 2020, a “modernização das ligações ferroviárias a Beja e a Faro” integra a “modernização do troço Casa Branca-Beja da Linha do Alentejo, incluindo eletrificação e instalação de sistemas de sinalização e telecomunicações” e, ainda, “o estudo da viabilidade e pertinência das ligações ferroviárias aos aeroportos de Faro e de Beja”.
Aliás, a 5 de maio de 2021 foi publicado, em “Diário da República”, o anúncio de procedimento n.º 5952/2021, que tinha como objeto a “modernização do troço Casa Branca–Beja da Linha do Sul e ligação ao aeroporto de Beja – estudos e projetos.
Na “descrição sucinta” do objeto do contrato fica claro que “os estudos e projetos a desenvolver” têm também como objetivo “potenciar a operacionalização da exploração que se deseja para esta e para a sua ligação ao aeroporto de Beja”.
PCP questionou
Em junho de 2023, o “Diário do Alentejo” noticiou que o PCP tinha requerido ao ministro das Infraestruturas – na altura João Galamba – a disponibilização do “Estudo de viabilidade técnica e ambiental da ligação da linha do Alentejo ao aeroporto de Beja”.
O gabinete de João Galamba respondeu que os “estudos e projetos têm conclusão prevista para o fim de 2024” e estavam a ser desenvolvidos “no âmbito do Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030), [estando] em curso a realização do estudo prévio, estudo de impacte ambiental e projeto de execução para a modernização do troço Casa Branca-Beja, da linha do Alentejo, e o estudo de viabilidade de ligação do aeroporto de Beja”.
No mesmo mês, numa audição da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação da Assembleia da República, requerida também pelo PCP, o presidente da IP, António Laranjo, disse que a “elaboração dos estudos [estava] em concurso público” e que o lançamento da empreitada seria feita em 2024, decorrendo a obra em 2025, 2026 e 2027.
Referindo-se em concreto ao aeroporto, António Laranjo disse, na ocasião, que “o que está em cima da mesa neste concurso público é o estudo de viabilidade”, ao qual se “seguirá o estudo prévio, mais estudos e o projeto de execução”.
O “Diário do Alentejo” contactou por email o gabinete de comunicação da IP, no sentido de apurar se o estudo lançado em “Diário da República” a 5 de maio de 2021 já tinha sido concluído e se o foi na totalidade, mas até ao fecho desta edição não nos foi prestado qualquer esclarecimento.
Fonte: Diário do Alentejo / Portugal
Crédito da imagem: Ricardo Azambujo