Pedro Gonçalves (Pote) foi crucial para o triunfo do Sporting esta sobre o Raków (2-1), esta quinta-feira, na quarta jornada da Liga Europa. Com dois golos de grande penalidade, o transmontano garantiu mais três pontos para os leões, que assim seguem em segundo lugar e com aspirações a chegar à liderança do grupo D.
Pote, que segundo o selecionador nacional, deve der o jogador mais azarado de Portugal por ter a concorrência de Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Vitinha na luta por um lugar na seleção, além de carrasco do Raków também fez história.
Nunca um jogador tinha apontado dois golos de grande penalidade pelos leões nas competições europeias. Algo que Roberto Martínez testemunhou ao vivo em Alvalade, horas antes de divulgar os eleitos para o duplo compromisso da seleção nacional.
A partida começou depois de Nuno Santos ser homenageado pelos 150 jogos de leão ao peito e cedo se percebeu que o filme ia ser idêntico ao da Polónia há duas semanas, quando Gyökeres foi expulso aos oito minutos de jogo e deixou o Sporting a jogar com menos um.
Hoje, em Alvalade, foi Bogdan Racovitan o protagonista de uma precoce expulsão aos 12″. Derrubou St. Juste na grande área e depois de alguma ajuda do VAR, o árbitro assinalou penálti para a equipa leonina, que passou para a frente do marcador aos 13 minutos. Obra de Pedro Gonçalves.
Sabendo que teria de jogar uns bons 80 minutos em desvantagem numérica, o treinador do Raków trocou o médio Nowak pelo defesa Adnan Kovacevic, mas nunca conseguiu equilibrar as operações.
A iniciativa de jogo era dos leões. Se Nuno Santos fez mira à baliza de longe, Marcus Edwards optou por encarar o guarda-redes de perto e depois de serpentear entre alguns adversário, mas Vladan Kovacevic tapou o caminho para a baliza. O inglês fez nova tentativa de longe e mais uma vez o guardião adversário evitou o ampliar do marcador até ao intervalo.
Pote vezes dois antes do dérbi
O segundo tempo começou com a bola na baliza do Raków, mas o golo de Paulinho foi anulado por fora de jogo. A entrada supersónica dos leões iria dar frutos logo depois, numa jogada de transição rápida.
Milan Rundic usou o braço para evitar que a bola cruzada por Marcus Edwards chegasse a Paulinho, e deu a Pedro Gonçalves nova oportunidade para ampliar o marcador com novo penálti. E foi o que fez aos 51 minutos.
Pensando no dérbi de domingo, com o Benfica, Rúben Amorim, que estreou Tiago Ferreira, tirou Pedro Gonçalves de campo a seguir ao 2-0.
Mas o Rákow não desistiu do jogo. Num pontapé livre cobrado de forma rápida, a equipa polaca ainda reduziu a desvantagem. Adán defendeu o primeiro remate, mas já não travou o remate de Milan Rundic, que aproveitou a bola perdida para encostar para a baliza leonina e fazer o golo da redenção – foi ele o responsável pelo segundo penálti.
O golo polaco podia causar incerteza no marcador, mas o Sporting geriu as intenções do adversário. Sem deixarem o adversário sequer pensar em empatar o jogo, os leões tentaram aumentar a vantagem por Daniel Bragança, que viu Kovacevic agigantar-se na baliza mais uma vez e impedir que o resultado se alterasse.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Pedro Rocha / Global Imagens