O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, inicia na segunda-feira uma visita a Bruxelas, onde pretende afirmar que as regiões ultraperiféricas (RUP) da União Europeia podem ser “verdadeiros laboratórios de futuro” para as transições digitais e climáticas.
“As RUP são essenciais na política europeia e verdadeiros laboratórios de futuro para o desenvolvimento de uma ideia de coesão social e territorial, de desenvolvimento sustentável e de afirmação das transições prementes da modernidade”, declarou, dando como exemplos as transições climática, digital e energética.
O líder do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), que falava aos jornalistas à margem de um seminário em Ponta Delgada, participa na terça-feira na Conferência dos Presidentes das RUP.
Para Bolieiro, é naquela Conferência que são “afirmadas as especificidades das RUP”, que merecem uma “discriminação positiva” no quadro das políticas europeias.
Segundo a agenda da visita, que decorre de segunda a quarta-feira, o líder do executivo açoriano vai ter reuniões com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e com a Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.
O presidente do Governo Regional vai encontrar-se com o embaixador de Portugal junto da União Europeia, Pedro Lourtie, com os eurodeputados do PSD no Parlamento Europeu e com o Gabinete da Representação dos Açores em Bruxelas.
“[Vou] afirmar a importância estratégica, na política de futuro da União, da compreensão das ultraperiferias para a necessidade de coesão social e territorial da Europa, bem como da projeção e o domínio do atlântico no interesse estratégico da UE”, declarou.
A assinatura da declaração final da Conferência dos presidentes das RUP vai decorrer na próxima terça-feira.
Fonte: Jornal Açoriano Oriental
Crédito da imagem: Eduardo Resendes