Pesquisar
Close this search box.

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, renuncia ao cargo em meio à crise

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou esta segunda-feira que vai deixar a liderança do Partido Liberal, assim como o seu cargo enquanto primeiro-ministro – quando o partido eleger um novo sucessor.

“Tenciono demitir-me do cargo de líder do partido e de primeiro-ministro assim que o partido tiver escolhido o seu próximo líder”, disse aos jornalistas na capital, Otava.

Justin Trudeau vinha enfrentando pressão dentro do governo e do partido desde que a ministra das Finanças, por discordar da política de estímulos de econômico, renunciou no mês passado.

A alta do custo de vida e a política para imigração fizeram a popularidade de Trudeau cair nos últimos dois anos, forçando sua renúncia. Ele, entretanto, seguirá no cargo até que o partido liberal escolha um novo líder.

Segundo fontes governamentais, o parlamento, que deveria ser retomado a 27 de janeiro, será suspenso pelo menos até 24 de março, data que permitirá a realização de uma corrida à liderança do Partido Liberal.

Atendendo a este cenário, saiba o que pode acontecer a seguir:

Trudeau terá de deixar o cargo imediatamente?

Não. Trudeau permanecerá no cargo de primeiro-ministro e à frente do Partido Liberal, por enquanto. Diferente de outros países como a Austrália, onde os líderes partidários são eleitos pelos legisladores e podem ser exonerados da noite para o dia, no Canadá, são escolhidos através de uma Convenção.

As eleições serão realizadas brevemente?

Não. Trudeau anunciou que o parlamento, que deveria retomar seus trabalhos no dia 27 de janeiro, será suspenso pelo menos até 24 de março. Isto significa que os partidos de oposição, que inicialmente planeavam apresentar uma moção de desconfiança para derrubar o governo minoritário logo após 27 de janeiro, terão que esperar até maio. Se todos os partidos de oposição votarem juntos na moção, os liberais serão derrotados e uma nova eleição será convocada.

Quanto tempo tem o partido para escolher um novo líder?

Trudeau disse que pediu ao partido para iniciar o processo de escolha de um novo líder. Quando Trudeau venceu a liderança do Partido Liberal em abril de 2013, a disputa durou cinco meses. Em 2006, durou quase oito meses.

Um novo líder ajudaria os Liberais a evitar a derrota?

As sondagens indicam que os liberais perderão a eleição, independentemente de quem seja o líder. Porém, a magnitude da derrota poderia ser atenuada se Trudeau não estivesse no comando.

Quem poderia candidatar-se para substituir Trudeau?

A perspectiva de uma derrota eleitoral esmagadora pode afastar alguns candidatos. No entanto, entre os que se podem candidatar, estão os nomes do ministro da Inovação, François-Philippe Champagne, a ministra dos Transportes, Anita Anand, a ministra das Relações Exteriores, Melanie Joly ou Mark Carney, ex-governador do Banco do Canadá.

Fonte: O Jornal Económico / Portugal

Crédito da imagem: Dave Chan