Pesquisar
Close this search box.

Junta do Curral das Freitas assinala 233.º aniversário da Freguesia com programa recheado

A Junta de Freguesia do Curral das Freiras, em parceira com outras instituições locais e ainda com outras instituições fora desta, preparam um conjunto de atividades, desportiva, culturais, ambientais e outras educativas, com vista a assinalar o 233.º aniversário da localidade.

O intuito é mormente o de homenagear e relevar os antepassados da freguesia “em especial aqueles 110 fregueses que em 1790 sonhavam terem a sua vida paroquial autónoma separada da Paróquia da freguesia de Santo António, concelho do Funchal, concelho este de onde o Curral das Freiras fazia parte, isto até 1835”, recorda a Junta, num comunicado enviado à redação.

“Este desejo foi-lhes concedido em 17 de março de 1790 por carta régia da rainha D. Maria I e a parti desta data a freguesia passou a organizar-se e a ter uma vida paroquial autónoma”, sustenta.

Assim, no dia 17 de março, comemorar-se-á este estatuto pelo seu 233º aniversário com um conjunto de atividades diversas e com a contribuição de muita gente ligada a diversas instituições, em que se destacam as atividades culturais e exposições que acontecem durante mês de março na biblioteca local, núcleo da Biblioteca Municipal de Camara de Lobos.

Aquele órgão de poder local destaca também a prova desportiva VIII KM Vertical entre o sítio da Fajã Escura até o Pico das Relvinhas, organizada pelo parceiro ACD Jardim da Serra;a abertura da exposição do dia 1 de março e do dia 6 iniciativas da Biblioteca e dos alunos da escola EB/PE de santo António.

As iniciativas alusivas ao dia Internacional da Mulher e também dos concertos musicais ‘Música ambiente’ do grupo musical ‘Seis por meia Dúzia’, no dia 18. Já no dia 25, a animação estará ao cargo do grupo musical ‘ILEVADAS DA BRECA’, atuações que serão desenvolvidas no meio da natureza.

Também no dia 17 de março será assinalado o aniversário da freguesia, com a realização de uma missa solene cantada pelos alunos da escola local, seguindo-se a sessão solene que decorrerá no auditório. A Casa do Povo do Curral das Freiras apresentará ainda o documentário ‘O ciclo da Castanha’.

“Será assim desta forma celebrada mais esta data especial desta freguesia do interior da ilha com a participação e união das instituições que ao longo dos nos ajudam a construir e a desenvolver aquela freguesia conhecida como o coração da Madeira que é o Curral das Freiras”, remata a Junta.

Fonte e crédito da imagem: Jornal da Madeira / Portugal