As Jornadas Europeias do Património vão decorrer entre hoje e domingo com mais de 750 iniciativas, na maioria gratuitas, em museus, monumentos e palácios de todo o país, este ano sob o tema “Património Vivo”.
Espaços patrimoniais de todo o país, públicos e privados, vão estar abertos nestes dias com visitas, espetáculos, exposições, oficinas e conferências, numa iniciativa europeia que em Portugal é coordenada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as Jornadas Europeias do Património são apontadas como o evento cultural ligado ao património mais amplamente celebrado e partilhado, com cerca de 70 mil eventos organizados todos os anos, em mais de 50 países.
O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância do envolvimento de todos na proteção e valorização do património cultural europeu, com museus, monumentos e palácios nacionais, espaços históricos geridos por autarquias e entidades privadas a abrir portas nestes dias da iniciativa.
Fonte e crédito da imagem: Rádio M80 – Agência Lusa / Portugal