Pesquisar
Close this search box.

Já há 32 mortos causados pelo ciclone no estado brasileiro do Rio Grande do Sul

Já são registadas 32 vítimas na passagem de um ciclone no sul do Brasil, o que elevou a 27 o número de vítimas do fenómeno.

Esta é a maior tragédia natural do Rio Grande do Sul, disse o governador Eduardo Leite, que sobrevoou as áreas castigadas com uma comitiva do governo liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, liderada pelo seu ministro de Comunicações.

As chuvas intensas e ventos fortes causados pelo ciclone afetaram 67 cidades e mais de 52 000 pessoas.

Centenas de agentes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar, além de voluntários, continuavam os trabalhos de resgate e desbloqueio dos acessos a diferentes localidades, que ficaram incomunicáveis.

“Não faltaram recursos e total empenho do governo brasileiro para ajudar o Rio Grande do Sul a sair dessa situação triste”, escreveu o ministro de Comunicações, Paulo Pimenta no X (antigo Twitter).

O ministro, que na véspera havia anunciando o envio de quatro helicópteros além dos três do estado já mobilizados nas tarefas de socorro, disse que pedirá mais aeronaves.

As autoridades advertem que novos desastres podem ocorrer na região: alguns rios transbordaram e são esperadas novas chuvas a partir desta quinta-feira.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Mateus Bruxel / Agência RBS / AFP