O Porto PianoFest celebra este ano a sua décima edição. “Estamos um pouco por toda a cidade, em muitas, muitas atividades”, diz à Renascença o diretor do festival, Nuno Marques.
O festival “não exclusivo de piano” mas “piano-centro” apresenta, entre os dias 1 e 12 de agosto, vários géneros musicais e várias estreias a nível nacional em vários espaços da cidade.
Serão 13 palcos diferentes e surgem, este ano, dois novos espaços “muito importantes na cidade”: o Museu de Serralves e os Paços do Concelho.
Nuno Marques lembra a evolução do festival ao longo de dez anos: “Passamos, no primeiro ano, de um festival de três dias e meio, praticamente, com quatro concertos, para este décimo ano com 25 concertos em 12 dias, quase duas semanas”.
Na quarta-feira, 30 de junho, há um “aquecimento” para as duas semanas de festival, com oito horas consecutivas de piano, com “cerca de 30 a 40 pianistas de todas as idades que estão connosco e que tocam de forma continuada desde as 10 da manhã até ao final da tarde, no mercado do Bolhão”.
A 1 de agosto, o arranque formal do festival far-se-á com um concerto em homenagem ao jazz e às lendas britânicas, na Casa da Música, pelo “Trio Baptiste Trotignon”.
Ao longo dos 12 dias de festival, há concertos e atividades para todos os gostos e idades. Para poder ver alguns concertos, precisa de adquirir bilhete, mas há também momentos para disfrutar de forma gratuita. “É uma parte muito importante da nossa missão democratizar o acesso à música e à cultura”, aponta Nuno Marques.
Entre as iniciativas gratuitas, o diretor do festival destaca “um concerto espetacular no Pátio do Romântico, em frente ao Museu Romântico, que vai ser uma dupla de artistas indianos-americanas”, um concerto no Conservatório de Música do Porto pela pianista portuguesa Inês Andrade e “concertos à hora de almoço”, também no Museu Romântico, nos dias 7 e 8 pelas 13h00.
Para além de espaços na cidade do Porto, as sonoridades do piano estendem-se às cidades de Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Matosinhos.
A edição encerra com um concerto no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, com o pianista Alexandre Kobrin.
O programa completo do festival Porto Pianofest pode ser consultado no website oficial do festival.
Fonte: www.rr.pt
Crédito da imagem: Festival Porto PianoFest