Pesquisar
Close this search box.

Hurkacz, o admirador de Federer que venceu no Estoril o primeiro torneio de terra batida

O polaco Hubert Hurkacz este domingo pela primeira vez o Estoril Open ao vencer o espanhol Pedro Martínez (77.º da hierarquia mundial) em apenas dois sets, com os parciais de 6-3 e 6-4, em uma hora e 27 minutos. Hurkacz, que aos 27 anos é o número 10 do ranking ATP, somou o oitavo título da carreira, primeiro em terra batida, e sucedeu no palmarés do torneio português ao norueguês Casper Ruud.

O melhor tenista polaco da atualidade nasceu na cidade de Wroclaw a 11 de fevereiro de 1997 e começou a jogar aos quatro anos impulsionado pelo facto de a sua mãe, Zofia Maliszewska-Hurkacz, ter sido campeã de juniores, mas também porque outros dois tios fizeram carreira no ténis. Os genes de desportista vieram também do seu avô, que foi voleibolista profissional.

No entanto, a maior inspiração de Hubert foi o suíço Roger Federer, que rapidamente se tornou um ídolo e de quem não perdia um jogo através da televisão.

Aos 17 anos, já era considerado um dos jovens mais talentosos da Polónia, a par de Kamil Majchrzak e Jan Zielinski . Em 2015 foi finalista vencido do Open da Austrália de juniores, confirmando assim todo o seu talento.

A sua primeira vitória num encontro do torneio do Grand Slam foi no Roland Garros de 2018, onde levou a melhor perante e o norte-americano Tennys Sandgren logo na primeira ronda, mas nos principais torneios do circuito nunca chegou à glória e o melhor que conseguiu foi em 2021, quando chegou às meias-finais do Torneio de Wimbledon, depois de deixar pelo caminho o russo Daniil Medvedev, número 2 do mundo, e o ídolo Roger Federer, nos oitavos e nos quartos de final, respetivamente.

O sonho de alcançar a final acabou ao perder nas meias-finais com o italiano Matteo Berrettini, que viria a perder o jogo decisivo com o inevitável Novak Djokovic. Nesse ano de 2021, Hurkacz atingiu o lugar mais alto do ranking ATP ao chegar ao nono lugar, mercê também das vitórias nos torneios de Metz, ATP Masters 1000 de Miami e Delray Beach, sempre em piso rápido, que é a sua especialidade.

O Estoril Open é, para já, o primeiro título de 2024 e o seu primeiro em terra batida. Este ano começa assim da melhor maneira para Hubert Hurkacz , depois de na época passada ter triunfado no ATP Masters 1000 de Xangai e no torneio de Marselha.

Refira-se ainda que Hurkacz é o primeiro polaco a vencer o Estoril Open, que poderá ter tido este domingo a última final do único torneio ATP em Portugal.

Na final deste domingo, a grande arma do polaco foi o forte serviço que lhe permitiu manter a superioridade sobre Pedro Martínez ao longo de toda a partida. E a prova disso foi que no final do primeiro set, Hurkacz apenas tinha perdido quatro pontos nos seus jogos de serviço.

O ponto final parágrafo na final foi colocado com um ás a 210 quilómetros/hora, que foi o 15.º em todo o encontro, no qual apenas perdeu 11 pontos no seu serviço.

Além de ter levantado o troféu, Hubert Hurkacz deixou ainda uma marca importante no torneio português: o desportivismo. Isto porque por duas vezes disse aos juízes de linha se tinham enganado a seu favor, além de ter pedido desculpa por várias vezes a Pedro Martínez, a quem chegou a elogiar num que conseguiu.

Esta atitude valeu-lhe a conquista da admiração do público que encheu o Clube de Ténis do Estoril. Por várias vezes, as suas atitudes foram sublinhadas com fortes aplausos.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Rodrigo Antunes / EPA