O Centro Cultural Português de Santos, que comemora oficialmente 130 anos de fundação nesta segunda-feira (1º/12), organizou uma grande festa no sábado (29/11) para celebrar o aniversário, em evento com várias homenagens, exibição de documentário sobre a entidade e jantar dançante, com a apresentação musical do Grupo Tirolli.

A solenidade teve início com a recepção aos convidados no Teatro Armênio Mendes, que presenciaram à execução dos hinos de Portugal, Brasil e do município de Santos, e também assistiram à exibição do documentário sobre o Centro Cultural Português, produzido pelo Portal TV Portuguesa e que pode ser visualizado no Youtube (Portal TV Portuguesa).

Em seguida, foram realizadas homenagens aos ex-presidentes José Carlos Otero Quaresma e Alberto Tavares Barreiros, feitas pelo atual presidente, José Duarte de Almeida Alves – que foi igualmente homenageado pelo Rancho Folclórico Verde Gaio, na figura de um de seus integrantes, Eduardo Kabeça – e também homenagem para a presidente do GAP (Grupo de Apoio ao Presidente), Maria de Fátima Pereira Alves, realizada pelas “andorinhas” do grupo.




O 1º Diretor de Imprensa e Divulgação da entidade, João Batista Rodrigues, ressaltou a importância do trabalho do Portal TV Portuguesa – “o maior canal de comunicação da cultura portuguesa fora de Portugal” – em Santos, “a cidade mais portuguesa do Brasil”, que completou neste domingo (30/11) três anos de atuação na Comunicação Social luso-brasileira.



A solenidade contou com a presença de várias autoridades da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista, do estado de São Paulo, do Brasil e de Portugal, como o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, o cônsul-geral do Consulado de Portugal em São Paulo, António Pedro da Vinha Rodrigues da Silva, e o presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas, Flávio Martins.
Também o prefeito de Santos, Rogério Santos, a vice-prefeita de Santos, Audrey Kleys, o presidente da Câmara Municipal de Santos, Adilson Junior, o presidente do Grupo Mendes, Paulo Mendes, e a empresária Celeste Mendes.
Compareceram ao evento representantes das entidades coirmãs da Baixada Santista, como o presidente da Casa da Madeira de Santos, Roberto Faria, da Associação Atlética Portuguesa, Frederico Barreiros, da presidente do Elos Clube de Santos, Melissa Caetano, e do vice-presidente do Elos Clube de São Vicente, Luiz Ferreira.
Homenagem a José Duarte de Almeida Alves
O presidente do Centro Cultural Português de Santos foi homenageado no evento: um dos salões da entidade do belo edifício construído em estilo neomanulino e localizado no Centro Histórico do município passa agora a ser chamado de José Duarte de Almeida Alves, com inserção de placa com seu nome na entrada do salão e também junto ao seu retrato, no interior do recinto.




Uma placa na entrada do Salão Camoniano – local do jantar dançante que reuniu cerca de 250 convidados, com os serviços gastronômicos do Buffet Fontoura – também foi descerrada, marcando a visita no evento do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa.




Também no Salão Camoniano foi entregue pelo prefeito de Santos, Rogério Santos, o Diploma e a Medalha de Mérito José Bonifácio de Andrade e Silva ao Centro Cultural Português e ao seu presidente, José Duarte de Almeida Alves.





Ao final da festa, convidados, associados e integrantes do Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva do Centro Cultural Português de Santos reuniram-se para cantar o tradicional ‘Parabéns a você’.



Texto: Ronaldo Andrade / Portal TV Portuguesa
Crédito das imagens:
Carlos Henrique / Portal TV Portuguesa
Ronaldo Andrade / Portal TV Portuguesa
Odair Sene / Jornal Mundo Lusíada