Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Gyökeres despede-se do Sporting. “Fizemos história juntos”

Viktok Gyökeres partilhou um vídeo de despedida do Sporting, a agradecer o apoio que recebeu nos últimos dois anos.

Na mensagem, partilhada este domingo no Instagram do jogador que assinou pelo Arsenal, o sueco aproveita imagens feitas pelo agora antigo clube, o Sporting, para, em breves palavras, passar em revista os dois últimos anos em Portugal.

“É-me muito difícil expressar por palavras aquilo que vocês, sportinguistas, jogadores e equipa técnica, me proporcionaram nos últimos dois anos”, começa por dizer, garantindo que acredita que “todas as memórias falam por si”.

“Tive dois dos melhores anos da minha vida”, admite. “Vencer tudo o que conseguimos é algo verdadeiramente especial”, acrescenta.

“Fizemos História juntos, mas, mais importante: fizemos memórias para a vida com pessoas verdadeiramente especiais”.

“Muito obrigado por tudo”, finalizou, em português.

Histórico

Chegou a Lisboa como um desconhecido proveniente do Coventry no verão de 2023, por 20 milhões (mais quatro por objetivos). Depois de dois campeonatos nacionais e de uma Taça de Portugal na bagagem, de correrias eternas e de choques deslumbrantes, Viktor Einar Gyökeres vai mesmo sair do Sporting e assinar pelo Arsenal.

Contas feitas, foram 102 jogos e 97 golos com o leão ao peito do até aqui jogador mais caro da história do Sporting (com uma cláusula de rescisão de 100 milhões).

Depois de inúmeros recados, uns em surdina e outros nem tanto, por parte de Frederico Varandas e do empresário do futebolista, a transferência do avançado sueco para Londres ficou selada este sábado. Era, rezam as crónicas, o único clube que o sueco queria representar.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting informa que tem a receber do Arsenal, no imediato, o valor de 65,764.103 milhões de euros, a que acrescem 10,256.410 milhões mediante a concretização de objetivos individuais e coletivos.

Ao todo, o Sporting pode encaixar um máximo de 76,020.513 milhões de euros por Viktor Gyökeres.

“Os valores acima referidos incluem os custos de financiamento e os montantes correspondentes ao mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros”, refere o Sporting, que acrescenta que “não terá encargos com serviços de intermediação”.

O Arsenal não especifica a duração do contrato. Diz apenas, em comunicado, que será “de longo termo”.

Crédito da imagem: Arsenal FC

O contrato do atleta, natural de Estocolmo, será de cinco anos, tornando-se assim no oitavo sueco a jogar no Arsenal, segundo o “Transfermarkt”, depois de Kim Källström, Kristoffer Olsson, Sebastian Larsson, Rami Shaaban, Freddie Ljungberg, Stefan Schwarz e Anders Limpar.

Viktor Gyökeres, com contrato com o Sporting até 2028, falhou o arranque da pré-época do Sporting e abriu uma guerra com o clube para abandonar Alvalade.

Varadas desvalorizou o caso e garantiu que os dramas terminavam no final de agosto, no final da janela de transferências portanto, e que um pedido de desculpas e uma multa tratariam do assunto.

O avançado sueco surgiu no futebol profissional no Brommapojkarna, na Suécia, e depois, em 2017, saltou para o Brighton, onde não foi muito feliz. Depois de empréstimos a St. Pauli e Swansea, encontrou-se no Coventry, onde somou muitíssimos golos no Championship e atraiu a atenção de Rúben Amorim e Hugo Viana. E o resto, como se diz, é história…

Fonte: www.rr.pt

Crédito da imagem: José Sena Goulão / Lusa