Com o objetivo de pautar Guarujá com destaque para receber investimentos para desassoreamento de rios por meio do Programa Rios Vivos, Guarujá participou de uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), na última terça-feira (2), para discutir o assunto.
No encontro, a Administração Municipal apresentou as bacias mais sensíveis do Município: Rio Santo Amaro, no Santo Antônio, e Rio do Peixe, no Perequê.
Segundo a secretária municipal de Planejamento, Polliana Iamonti, o objetivo é sanar problemas antigos e crônicos. “Quando acontece a combinação de fortes chuvas e maré alta, observamos dificuldade de dar vazão para essas águas. Por isso, precisamos que os rios sejam desassoreados para dar maior vazão”, explica a titular da Seplan, que esteve presente na reunião.
Ela relata que há insistência na parceria com o Governo do Estado justamente porque trará benefícios e melhorias à população de Guarujá, principalmente para os moradores dessas áreas. “Esse também é um caminho para garantir um futuro sustentável, gerando benefícios para o meio ambiente e para a população”.
O programa
O Programa Rios Vivos, liderado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), do Governo do Estado, tem como propósito melhorar a qualidade da água dos rios dos municípios paulistas.
O objetivo é revitalizar os cursos d’água removendo sedimentos, gerando benefícios para o meio ambiente e a população. Rios mais limpos e vivos são fundamentais para garantir a qualidade de vida dos moradores e contribuir para um planeta mais saudável.
Fonte e crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Guarujá