O Município de Guarujá participou da 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, entre os dias 27 e 28 de junho.
O evento tem o objetivo geral de reconhecer as dinâmicas e necessidades dos municípios e regiões para orientar políticas e investimentos públicos.
Foram realizados debates a partir dos resultados de 156 conferências municipais previamente realizadas, resultando na eleição dos 221 delegados que representarão o Estado de São Paulo na Conferência Nacional, em outubro de 2025.
Pela Baixada Santista, representando o poder público, foram eleitos quatro delegados: dois titulares, de São Vicente e Praia Grande, e dois suplentes, de São Vicente e Guarujá.
Além disso, o Guarujá também conseguiu eleger mais um delegado do município, como representante da classe empresarial. Representaram o poder público de Guarujá membros das secretarias de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob) e Educação (Seduc).
A professora da rede municipal de Guarujá, Ida Righi, foi um das suplentes da Baixada Santista escolhida para estar presente na Conferência Nacional. “É um orgulho ter a oportunidade de representar nossa Cidade. Foi desafiador, mas espero contribuir cada vez mais. É uma experiência incrível”, resumiu Ida.
Os debates sobre os problemas de desenvolvimento urbano que acometem as regiões, foram separados em cinco eixos: Urbanismo e Habitação; Infraestrutura e Mobilidade; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidades Inteligentes e Governança e Participação Social.
Sociedade civil presente
No evento, Guarujá foi representada também pela sociedade civil, com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEAG), Movimentos Sociais, Empresários e Associação Victória Park.
”Quero contribuir e ajudar a minha Cidade. Representando Guarujá na sociedade civil, contribuo, consequentemente, com a população. A classe trabalhadora tem a sua voz”, ressaltou Valéria Oliveira, que representa o setor empresarial e foi eleita como delegada para representação na Conferência Nacional.
Rumo a Brasília
Criado pelas secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento e Assistência Social de Guarujá, o projeto “Tecnologia na Educação’’ foi apresentado na Conferência, com a intenção de informatizar o trabalho dos professores e melhorar a vida escolar dos alunos.
O projeto foi aprovado pelos delegados do Governo do Estado. Com isso, o projeto irá à Conferência Nacional, passando, assim, a ser uma pauta debatida em âmbito federal. ‘
’Em Brasília é de extrema importância a participação do delegado para defender as propostas. Não tenho dúvidas em dizer que trará uma vitória para Guarujá e para região com um todo’’, pontuou Ida Righi.
Fonte e crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Guarujá