A Prefeitura de Guarujá obteve mais conquista para a mobilidade urbana municipal. O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) aprovou na última terça-feira a proposta enviada pela Administração Municipal de aplicar recursos para melhorias e revitalização da ciclovia na Avenida Adhemar de Barros, uma das principais do Município. Todos os dias, mais de 100 mil ciclistas utilizam a via para trabalho e lazer.
Será executada uma revitalização completa na ciclovia, com melhorias no piso, canteiros, sinalização horizontal e vertical com o objetivo de proporcionar melhora nas condições de mobilidade, acessibilidade e segurança aos usuários. O valor de até R$ 1.862.380,35 será pago com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Baixada Santista.
A secretária municipal de Planejamento, Poliana Iamonti, ressalta que a solicitação, realizada em 14 de outubro de 2022, atenderá o crescimento da população e o volume de ciclistas, tendo em vista não apenas a melhoria na infraestrutura viária, mas também na malha cicloviária.
“Sabemos dos desafios da mobilidade urbana e temos buscado recursos para investir neste segmento, com especial atenção para a questão cicloviária, visto o grande número de ciclistas que temos em nossa Cidade’, afirma.
A titular da pasta aponta ainda que o investimento é de grande relevância para o desenvolvimento de Guarujá, já que a ciclovia da Avenida Adhemar de Barros “é uma das principais da Cidade, possui relevância no contexto regional e é utilizada por milhares de pessoas todos os dias. Além do mais, o investimento em tais ações estão também alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, explica.
Para a secretária, é fundamental respeitar o Plano de Mobilidade Urbana da Cidade, uma das prioridades do Plano Diretor. Ela complementa que “além do Plano de Mobilidade, temos também o Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista da Agem, que possui, entre os programas propostos à requalificação da malha cicloviária nos municípios.”.
Cobrança
A mobilidade urbana tem sido um dos principais pilares do planejamento de Guarujá. Com o objetivo de reforçar demandas fundamentais para o desenvolvimento urbano do Município, a Prefeitura de Guarujá ainda tem buscado a captação de recursos extraorçamentários nos Governos Estadual e Federal para a implementação de obras de mobilidade, além de solicitar aos deputados eleitos que façam indicação de emendas parlamentares nos valores compatíveis às intervenções necessárias.
Nos últimos dois anos, a Secretaria Municipal de Planejamento já encaminhou propostas de mais de 15 projetos de melhorias viárias, com mais de 60 ofícios enviados ao Governo do Estado.
á ao Governo Federal, também foram encaminhados mais de 30 ofícios com 35 propostas, entre elas a de elaboração de estudo e projetos no sistema viário de entrada da Cidade.
Fonte e crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Guarujá