Há seis anos, a Prefeitura de Santos criou o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) para desenvolver um projeto de melhoria para o comércio no Centro Histórico. A equipe, montada após reunião entre as autoridades municipais, Associação de Empresários do Centro Histórico, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Santos), comerciantes e moradores do bairro, tornou-se o canal de diálogo entre o Poder Público, comerciantes e prestadores de serviços.
Por meio do Grupo Técnico de Trabalho, houve um aumento significativo de envolvimento e participação dos empresários e empreendedores da região na organização e criação de novos eventos, obras e zeladoria para o Centro.
O GTT também providencia consultas, encaminhamentos, reuniões e tratativas com outros órgãos/entidades, sugere propostas, acompanha e fiscaliza a execução de serviço, entre diversas outras atividades.
Para o Ouvidor Público, Rivaldo Santos, a sintonia é total. “Hoje, tudo que é pensado e planejado para o Centro conta com o apoio do segmento. Durante a pandemia foi um grande teste de credibilidade, com o fechamento dos comércios e restrição de horários. O diálogo foi fundamental para superar os desafios e garantir a retomada econômica”.
Ele ressalta que o grupo não se resume apenas ao setor econômico. “É muito mais abrangente. Exemplo disso é o setor do turismo, que é o forte da região. Nesses seis anos, houve muito aprendizado. O GTT do Centro inspirou o GTT da Orla e Gonzaga, que também conta com a coordenação da Ouvidoria e apoio de secretarias, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, CDL, Conselho de Segurança do Estado (Conseg) e concessionárias”.
Agilidade no atendimento
Outro ponto bastante positivo do GTT foi a criação do grupo de WhatsApp. Qualquer situação que ocorra no Centro, desde o descarte irregular de lixo até um vazamento de esgoto, é comunicado pelo grupo e, rapidamente, agentes públicos e concessionárias são acionados para providências imediatas ou esclarecimentos.
O grupo foi criado para analisar e atender às demandas dos comerciantes, procurando a melhor solução de forma rápida e sem burocracia. “Somos a ponte facilitadora das empresas privadas com as operadoras estatais, municipais e concessionárias, contribuindo e reforçando na agilidade das demandas e reivindicações dos empresários e moradores do Centro de Santos”, revelou o assessor da Ouvidoria, Júlio Domingues.
Entre os participantes está o comerciante do Centro e primeiro secretário do Conselho de Segurança do Estado (Conseg), Sandro Taoufic Sioufi de Souza. “O grupo é um canal direto que temos com vários órgãos públicos. É uma ferramenta que nos ajuda muito e funciona de maneira eficiente e rápida na solução de algum problema, com comprometimento e agilidade”.
O Grupo Técnico de Trabalho do Centro é composto pelo Ouvidor Público, Rivaldo Santos, e pelos assessores da Ouvidoria, Júlio Domingues e Sandra Santana.
Fonte e crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Santos