Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Governo investe 2,37 milhões de euros em novas ciclovias intermunicipais

O Ministério do Ambiente e da Energia, através da Agência para o Clima (ApC), aprovou um financiamento do Fundo Ambiental no valor de 2,37 milhões de euros para quatro projetos de construção de ciclovias intermunicipais.

A Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, sublinhou que “este investimento representa um compromisso claro com uma mobilidade mais sustentável e acessível, e incentiva deslocações pendulares e complementares ao transporte público, reduzindo emissões, promovendo estilos de vida saudáveis e tornando as cidades mais humanas e seguras”.

Segundo o Governo, “os apoios agora aprovados abrangem os municípios do Porto, Matosinhos, Mondim de Basto e Odivelas, cujos projetos serão financiados em 75% sobre o custo de construção, o que corresponde a 150 mil euros por quilómetro e a 750 mil euros por candidatura”.

“Este investimento destina-se a apoiar projetos que reforcem a rede de ligações intermunicipais cicláveis, integrando-as nas redes urbanas e metropolitanas”, detalhou o ministério.

O Governo apontou ainda que “a dotação máxima do aviso foi de 3 milhões de euros, repartida por 1 milhão em 2024 e 2 milhões em 2025. Com as candidaturas agora aprovadas, será possível iniciar a execução física das obras ainda em 2025, assegurando a conclusão dentro dos prazos estabelecidos”

Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal