Manuel Castro Almeida, ministro Adjunto e da Coesão Territorial, e José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas, são duas presenças confirmadas na AgroSemana, que decorre entre esta quinta-feira e o próximo dia 1 de setembro, naquela que é a 10.ª edição da feira agrícola do norte, a decorrer no Espaço Agros, na Póvoa de Varzim.
O secretário de Estado da Agricultura, João Moura, também estará presente, o que indica que o Governo enviou uma verdadeira task force a um certame que ganhou créditos na agricultura da região, mas também no sector como um todo, como disse ao JE o administrador máximo da Agros, Idalino Leão.
E se já era evidente o empenho do Governo em estar presente, tudo ficou mais óbvio quando, ao final da tarde de ontem, o próprio Luís Montenegro também decidiu que estaria na Agros.
Com um conjunto de reivindicações para a promoção do sector agro-alimentar e mais particularmente do segmento da produção de leite, a task force vai assim ficar a conhecer as necessidades de um sector que se bate tradicionalmente com a forte concorrência espanhola – mais bem organizada, mais próxima dos mercados europeus, mais eficaz em termos da fatura energética e que tem muitos quilómetros de autoestradas onde não se pagam portagens.
O programa da AgroSemana inicia-se com a visita aos Campos de Ensaio, “onde os nossos produtores terão oportunidade de observar um circuito de variedades de milho mais adaptadas à região”, refere a organização.
“Contamos com as habituais Agrovisitas, já consideradas momentos de grande sucesso, onde se dá a conhecer in loco o dia-a-dia dos nossos agricultores com os seus animais”.
Ao longo dos quatro dias, haverá ainda o Concurso Nacional da Raça Holstein-Frísia, o Concurso de Jovens Manejadores, a Caminhada Solidária e a Cãominhada Solidária. “A novidade deste ano vai para a Demonstração de Agility e Obediência Canina, no último dia do evento”.
A responsabilidade social “é algo que caracteriza a organização da feira e continua a merecer destaque, sendo realizadas diversas angariações e demonstrações de apoio que, este ano, revertem a favor da APF (Associação para o Planeamento da Família), que beneficiará dos contributos de todos os participantes”.
Genericamente, a edição de 2024 da AgroSemana “tem como objetivo proporcionar uma experiência completa para os visitantes, combinando conhecimento técnico, inovação agrícola e momentos de lazer para toda a família.
O evento pretende criar uma ligação única entre o mundo rural e urbano, destacando o trabalho das cooperativas e dos produtores de leite e celebrar a excelência dos produtos e tradições agrícolas.
Além de poder explorar uma ampla variedade de produtos nacionais e conhecer as melhores práticas do sector, os visitantes terão a oportunidade participar em degustações e showcookings, “onde serão promovidos produtos nacionais de excelência, com destaque para o leite e seus derivados, assim como para as carnes de raças autóctones portuguesas”.
Na edição de 2023, a AgroSemana atingiu cerca de 80 mil visitantes e contou com a presença de mais de 200 expositores, com uma vincada vertente profissional agrícola nas áreas de negócio em exibição.
Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal