Com mais de 6,8 mil novos postos de trabalho criados até novembro, Santos se firmou, em 2025, entre as 15 cidades de São Paulo com o maior número de novos empregos formais.
O resultado é reflexo das diversas ações para promoção da empregabilidade e à valorização da mão de obra local.
Entre as principais estratégias da Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego (Seporte), destaque para os Mutirões do Emprego, eventos organizados para conectar trabalhadores a empresas, oferecendo diversas vagas (com e sem experiência), facilitando entrevistas e promovendo a geração de renda e inclusão, através do Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET).
Nas 12 edições do ano, mais de 3 mil pessoas passaram por entrevistas. Houve, inclusive, versões exclusivas para PCDs e mulheres.

Em setembro, a Cidade ganhou um Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), do Governo do Estado. Equipes especializadas atuam nestes postos, com o objetivo de auxiliar a inclusão do candidato com deficiência para aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento profissional no mercado de trabalho. A metodologia também oferece suporte às equipes de Recursos Humanos.

CARTEIRA ASSINADA
No panorama geral, Santos registrou 193.985 vínculos formais ativos com carteira assinada, sendo mais de 37 mil nos setores de transporte e armazenagem, o que representa um em cada cinco empregos ligados ao Porto.
CAPACITAÇÃO
O fomento à cursos de capacitação e formação profissional, no âmbito da Fundação Centro de Excelência Portuária (Cenep), também está entre as metas alcançadas, especialmente quando relacionados às atividades portuárias.
Um curso inédito e gratuito de Mecânica Portuária capacita 60 alunos para inserção no mercado de trabalho, com o apoio do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp).

A Seporte atua, ainda, aproximando a cidade do Porto e interagindo nas articulações envolvendo sustentabilidade, responsabilidade social e a transparência (ESG), além de alinhar suas políticas públicas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para o titular da pasta, Bruno Orlandi, os resultados demonstram que as políticas de intermediação e inclusão estão gerando resultados concretos. “Cada vaga preenchida, cada pessoa colocada no mercado de trabalho representa o propósito da secretaria”.
SEPORTE 2025 EM NÚMEROS
-
6,8 mil novos postos de trabalho criados em Santos até novembro
-
3 mil pessoas entrevistadas dos 12 Mutirões do Emprego
-
193.985 vínculos formais ativos com carteira assinada
Empreendedorismo e economia criativa em crescimento refletem ecossistema de criatividade, inovação e inclusão produtiva
O empreendedorismo e economia criativa seguem na rota do forte crescimento em Santos. Balanços de 2024 (fechados em 2025) mostram 8.175 admissões no empreendedorismo criativo desde 2015 (aumento de 305,7%), 21.988 empresas criativas (+2,64% em relação a 2023) e crescimento de 27% na arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) do setor em relação a 2023.
Índices que são reflexo de políticas estruturantes e o desenvolvimento, pela Secretaria de Comunicação e Economia Criativa (Secom), de um ecossistema de desenvolvimento baseado na criatividade, inovação e inclusão produtiva
O Programa Feito em Santos completou cinco anos em 2025 e já movimentou mais de R$ 4 milhões na economia local. A iniciativa sai deste ano fortalecida e consolidada como vitrine da produção local, alcançando 16 mil seguidores no instagram e mapeando 1 mil artesãos.

O lançamento do Primeiros Passos trouxe uma série de oficinas voltadas ao desenvolvimento de habilidades de marketing, vendas e estratégia para empreendedores iniciantes ou em reestruturação.
VILAS CRIATIVAS
Hoje com dez unidades ativas, as vilas criativas atenderam cerca de 5 mil pessoas durante o ano, oferecendo formação gratuita em bairros de menor IDH.
Pesquisa interna revelou que 86% dos usuários estão satisfeitos e que 30% iniciaram seu próprio negócio após participar das atividades.

COMUNICAÇÃO MODERNIZADA
Na comunicação, a Secom iniciou reestruturação para garantir mais transparência, agilidade e acesso à informação, como as implementações da Sala de Imprensa Virtual e da Agência Santos, com boletins diários de rádio e vídeos; renovação do Diário Oficial, agora com notícias na capa e criação do Flickr para disponibilizar fotos à imprensa.
Também foi criado novo padrão de aviso de pauta e reorganizado o atendimento à imprensa. Para aumentar a transparência e o acesso a dados e informações de interesse público, foram lançados o Portal do Servidor Santista e os programas Café com Prefeito e Avança Santos, com hotsite e campanhas integradas sobre programas, obras e serviços.

MAIS INFORMAÇÕES AO MUNÍCIPE
O volume de informações divulgadas ao santista sobre todas as áreas da Prefeitura também cresceu. Até o fim de novembro, foram produzidos 904 vídeos institucionais pela Secom. Em comparação com o mesmo período de 2023- ano passado foi atípico pelas restrições eleitorais-, o crescimento ultrapassou 55%.
Nas redes sociais, o instagram da Prefeitura (@santoscidade) chegou a 235 mil seguidores. Neste ano, foram mais de 9,4 mil posts, aumento de mais de 17% em comparação com os nove primeiros meses de 2023.

Já o Santos Portal publicou 3.562 mil matérias e 9,3 mil fotos até 30 de novembro- equivalente a mais de 6% de aumento de conteúdo divulgado, se comparado com os primeiros 11 meses de 2023.
Em relação aos pedidos de informações de veículos de imprensa (jornais, rádios, TVs e portais), foram 3,6 mil atendimentos, quase 25% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.
GESTÃO E INTEGRAÇÃO
A Secom implantou gestão por indicadores, digitalizou processos e integrou equipes de atendimento à imprensa, produção de conteúdo, audiovisual, fotografia e economia criativa. A estratégia reforça a diretriz da Administração de trabalhar com foco em inovação, inclusão e sustentabilidade, conectando comunicação pública e desenvolvimento econômico.
O relacionamento com a população, TV, rádios, jornais e criadores de conteúdo digital foi ampliado com coletivas, boletins, atendimentos diários e escutas comunitárias. Também foram consolidadas parcerias com Sebrae, Unisantos, Esamc, Parque Tecnológico e coletivos culturais.
PERSPECTIVAS
Para 2026, a Secom prepara uma programação especial em comemoração aos 480 anos da Cidade, com inaugurações, novidades, eventos culturais, feiras criativas, entre outras atrações.
Entre as metas do próximo ano estão expandir as vilas criativas, fortalecer os canais de comunicação, aprimorar o Portal do Servidor e intensificar a presença da comunicação pública nas áreas periféricas.
SECOM 2025 EM NÚMEROS
-
305,7% mais admissões no empreendedorismo criativo desde 2015
-
21.988 empresas criativas
-
27% a mais na arrecadação de ISS referente ao setor em relação a 2023
-
R$ 4 milhões movimentados pelo Feito em Santos em cinco anos
-
16 mil seguidores no instagram Feito em Santos
-
1 mil artesãos mapeados
-
235 mil seguidores no instagram Santos Cidade
-
9,4 mil posts
-
55% mais vídeos produzidos do que em 2023
-
3.562 matérias no Santos Portal
-
25% de crescimento nos atendimentos à imprensa em relação a 2024
Santos recebe mais turistas após ampliar eventos e experiências
Aumento de visitantes, ampliação de experiências turísticas e fortalecimento dos eventos marcaram o turismo de Santos em 2025.
Entre janeiro e novembro, os equipamentos turísticos (Aquário, Linha Turística dos Bondes, Memorial das Conquistas, Monte Serrat, Museu Pelé, Museu do Café, Orquidário, Pantheon dos Andradas, Pinacoteca e Visitas ao Paço Municipal) receberam 1.353.045 visitantes, crescimento de 2,47% em relação ao mesmo período de 2024.
Já a temporada de verão 2024/2025 registrou 3,3 milhões de turistas, aumento de 18,4%, em relação ao período anterior, movimentando a economia, gerando empregos e fortalecendo serviços de comércio e serviços.

A ampliação das experiências turísticas também marcou o ano. A criação do Happy Centro– que regulariza a realização de atividades culturais por bares e restaurantes no Centro Histórico- impulsionou a revitalização da área, estimulando ocupação qualificada e dinamização econômica da região central.
O bem-sucedido Festival da Cerveja Artesanal com Caranguejo veio para somar com eventos já consagrados no Centro, como a Festa de Portugal, Santos Café, a Festa Italiana e o Festival do Imigrante.
Outra novidade foi o Santos Sunset, que inaugurou a temporada de cruzeiros, em outubro, reunindo milhares de pessoas na Ponta da Praia e reforçando a conexão entre porto e turismo, principais vetores econômicos de Santos. O sucesso da iniciativa resultou na organização de novas edições, nos primeiros meses de 2026.

EXPERIÊNCIAS
Fortalecendo a relação entre turismo, educação, cultura e gastronomia, foram lançados o Programa Viajando pela História e o Selo Turístico Gastronômico. O primeiro leva estudantes da Jornada Ampliada, da rede municipal de ensino, a vivenciar experiências pedagógicas no Centro Histórico com visitas monitoradas por guias de turismo.
Já o selo tem como objetivo destacar restaurantes, bares, cafés, confeitarias e outros empreendimentos do setor que reúnam condições de se tornarem referência em turismo gastronômico.
TECNOLOGIA
A modernização do segmento avançou com o Tour Virtual do Museu Pelé, o aplicativo da Linha Turística dos Bondes e a instalação de QR Codes trilíngues nos principais atrativos.

Santos passou a integrar a Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes e tornou-se membro fundador da Rede Brasileira DTI, fortalecendo protagonismo em inovação e sustentabilidade.
TRABALHO INTEGRADO
Parcerias com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Associação Brasileira de Bares e Restaurantes , Associação Paulista de Supermercados , Câmaras de Dirigentes Lojistas, Embratur, Sabesp, MSC e Governo do Estado garantiram novas frentes de capacitação, ações promocionais e apoio a eventos que movimentaram a economia e ampliaram a visibilidade da Cidade.
Ao avaliar o desempenho do ano, o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), Thiago Papa, destacou a força do trabalho integrado. “Foi um ano de conquistas sólidas. Santos vive um momento de expansão, com mais visitantes, mais eventos, mais oportunidades e uma relação cada vez mais próxima com o comércio e o trade de turismo. Os números refletem que estamos no caminho certo para consolidar a Cidade como referência em turismo, inovação e experiências de qualidade”.
SETUR 2025 EM NÚMEROS
-
1.353.045 visitantes nos equipamentos turísticos
-
3,3 milhões de turistas na temporada de verão
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Fotos: Francisco Arrais, Henrique Teixeira, Marcelo Martins e Raimundo Rosa