No próximo dia 10 de março, a Madeira acolherá a celebração da Gala Michelin Portugal 2026, que terá lugar no Hotel Savoy Palace, no Funchal, e onde será revelada a nova seleção de restaurantes de Portugal.
A escolha da Madeira, enquanto sede do evento, foi anunciada ontem, numa conferência de imprensa levada a cabo na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, um centro de referência na formação de futuros profissionais do sector, e marca o início da contagem decrescente para uma nova edição da Gala Michelin Portugal.
A novidade foi anunciada ontem numa conferência de imprensa que contou com a presença de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, de Carlos Abade, Presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Sara Marote, Diretora-Executiva de Associação de Promoção da Madeira, e de Nuno Ferreira, responsável pelas Relações Institucionais em Portugal da Michelin Experiences para Espanha e Portugal.
Na conferência de imprensa esteve também presente Anabela Freitas, Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, e Jorge Loureiro da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal.
O coordenador gastronómico do evento será Benoît Sinthon, do restaurante Il Gallo d’Oro (2 Estrelas Michelin e Estrela Verde Michelin), no Funchal. Reconhecido pela sua cozinha criativa, de inspiração mediterrânica, e com toques atlânticos, Benoît Sinthon destaca-se por reinterpretar os sabores e produtos locais com uma sensibilidade contemporânea.
O seu restaurante, instalado no hotel The Cliff Bay, tornou a Madeira num destino imprescindível para os amantes da alta cozinha, graças a uma experiência culinária que combina técnica, respeito pelo produto e sustentabilidade.
A realização da Gala Michelin Portugal 2026 na Madeira destaca o crescente dinamismo gastronómico do arquipélago, impulsionado por uma nova geração de cozinheiros, que apostam no produto local e numa visão contemporânea da tradição.
A iniciativa contribui para estabelecer, ainda mais, a Madeira como um destino culinário de referência, a nível nacional e internacional.
Finalmente, na conferência foi também anunciado que, em 2027, se realizará uma Gala Michelin exclusivamente dedicada à gastronomia portuguesa, que será acolhida pela Região do Centro de Portugal.
Esta decisão reafirma o compromisso do Guia Michelin com a valorização e promoção da riqueza e excelência gastronómica de todo o país.
Fonte e crédito da imagem: www.turismodeportugal.pt