Foi um jogo com pouca história e que acabou por ser a maior goleada de Portugal num Mundial de futsal. A seleção nacional venceu hoje o Panamá, por 10-1, no encontro da 1.ª jornada do Grupo E e ficou à beira do apuramento.
Jaime Penaloza (5 minutos, na própria baliza), Afonso Jesus (6’ e 16’), Bruno Coelho (8’), Tomás Paço (11’), Erick Mendonça (12’), André Coelho (17’ e 29’), Kutchy (20’) e Pany Varela (37’) marcaram os golos de Portugal, enquanto Alfonso Maquensi (35’) fez o único golo do Panamá, de de penálti.
Golos que ajudaram os portugueses a fazer história, uma vez que além de igualarem a sua maior diferença de golos num jogo de um Campeonato do Mundo permitiram a primeira vitória com dois dígitos no marcador!
Como se não bastasse à frágil seleção Panamá enfrentar o campeão mundial em título, o primeiro golo de Portugal chegou aos cinco minutos e marcado por um panamiano. Jaime Penaloza foi infeliz, mas mais não fez do que mostrar o caminho para a baliza. No final da primeira parte, os portugueses já ganhavam confortavelmente e por 8-0.
No segundo tempo, a seleção esteve quase 10 minutos sem marcar, mas conseguiu-o primeiro por André Coelho e depois por Pany Varela que fechou as contas com um belo golo de calcanhar, em 10-1, no dia em que cumpriu a 100.ª internacionalização. “Era um número que ambicionava. Estou feliz e orgulhoso por ter representado Portugal tantas vezes, mas muito mais que esses números é a vitória da nossa seleção, que era o objetivo”, confessou o jogador do Al Nassr à Sport TV.
Dos sete marcadores diferentes, com destaque para Afonso Jesus e André Coelho, que bisaram na partida de estreia de André Correia, Kutchy e Lúcio Rocha em Mundiais.
“Entrámos muito bem, a fazer o que tínhamos de fazer, explorando o espaço que o Panamá poderia abrir. Foi uma entrada à Portugal no primeiro jogo do Mundial”, atirou o selecionador Jorge Braz, olhando já para o adversário da próxima quinta-feira (16.00, RTP1).
“O Tajiquistão vai apresentar um nível superior, com uma equipa e estruturas de jogo diferentes. Vão ser jogos distintos, mas nós vamos estar preparamos. Conseguimos estes três pontos, queremos os próximos”, avisou o técnico, que espera resolver a questão do apuramento antes de enfrentar Marrocos (dia 22, às 13.30, RTP1) no último jogo do grupo E.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: FPF