Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Fundo Social de Solidariedade de Guarujá fortalece empreendedorismo com mais de 3 mil serviços realizados

O Empreenda Mais Guarujá, espaço do Fundo Social de Solidariedade (FSS) que abriga o posto do Sebrae Aqui, se consolidou como um dos principais pontos de apoio ao empreendedorismo no Município.

Desde a inauguração do local em 14 de abril, até o dia 9 de setembro, foram realizados 1.438 atendimentos e 3.233 serviços, beneficiando micro e pequenos empresários e fortalecendo a economia da Cidade.

Guarujá conta hoje com 34.765 Cadastros Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs) ativos, sendo cerca de 70% de Microempreendedores Individuais (MEIs).

A maior parte dos atendimentos envolveu serviços de emissão de boletos e declarações (1.036), informações gerais e cancelamentos (508), formalizações de MEIs (184), parcelamentos (177) e capacitações (98).

“Esse balanço mostra que o Empreenda Mais é um espaço de transformação, que ajuda nossos empreendedores a crescer, se capacitar e ter acesso a crédito. O Fundo Social de Solidariedade está comprometido em abrir portas e criar oportunidades para quem acredita no seu próprio negócio”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Haifa Madi.

Mais missões empresariais e cursos profissionalizantes

No período, foram organizadas três missões empresariais gratuitas, que levaram 132 empreendedores a grandes feiras setoriais, como a Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Business (Fipan), Mega Artesanal e Beauty Fair.

Além disso, foram realizados quatro workshops e treinamentos, sendo três internos e um externo em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (Apaag), totalizando 132 participantes.

Já em outubro, uma nova parceria com o Sebrae e o Senai vai ampliar ainda mais as oportunidades, com 160 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos com certificados, em áreas como fabricação de salgados, bolos, confeitos industriais e pizzaiolo.

Mais crédito e apoio financeiro

O saldo do fundo do Banco do Povo Paulista foi ampliado para R$ 2,3 milhões, garantindo mais recursos para financiamentos a pequenos negócios. Além disso, novas parcerias estão em andamento com instituições como a Caixa Econômica Federal, reforçando o compromisso de apoiar a sustentabilidade dos empreendimentos locais.

Mais jovens aprendizes

Outro avanço foi a conclusão das tratativas para a disponibilização de jovens aprendizes por meio do Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (Beem), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A iniciativa é voltada para empresas com mais de seis funcionários registrados, tem duração de seis meses e é custeada pelo CIEE, ampliando as oportunidades de inserção produtiva da juventude.

Fonte e crédito da imagem: Prefeitura Muncipal de Guarujá