É uma saída esperada: Francisco Conceição vai ser jogador da Juventus. O FC Porto e o emblema italiano ainda ultimam os pormenores do negócio que levará o extremo de 21 anos a jogar em Itália em 2024-25.
O jogador vai ser cedido e com opção de compra obrigatória no valor de aproximadamente 30 milhões de euros, a ser acionada até 25 de junho de 2025, segundo soube o DN.
O FC Porto e o jogador estavam de acordo sobre o cenário de saída ser o melhor para ambos, depois da polémica promoção de Vítor Bruno a treinador principal dos portistas, sob acusações de traição proferidas pelo anterior chefe de equipa técnica, Sérgio Conceição, pai de Francisco.
O jovem internacional ainda se apresentou no Dragão, após o Euro 2024, mas percebeu que sair era o melhor caminho.
Depois de regressar ao FC Porto, Francisco Conceição assinou contrato até 2029 e ficou com o direito a receber 20% de uma transferência, sendo, por isso, parte duplamente interessada numa saída milionária.
Ontem voltou a não treinar, continuando a fazer “tratamento”, segundo o clube, que também anunciou a ausência de Marcano (trabalho de ginásio e tratamento) e Zaidu (treino condicionado).
Para lá da transferência de Francisco Conceição, que só garante a entrada de dinheiro no próximo ano, a SAD precisa de fazer uma grande venda que garanta verbas no imediato e Evanilson é o maior candidato.
O Bournemouth, da Premier League, apresentou uma proposta de 30 milhões de euros, que foi negada pelo FC Porto, que pretende 40 milhões ou prefere manter o avançado brasileiro de 24 anos, que tem contrato até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões.
O FC Porto era o único dos chamados três grandes do futebol português sem entradas e saídas neste defeso – para lá de Taremi que acabou contrato e assinou pelo Inter, e de Pepe que acabou a carreira aos 41 anos – podendo agora fazer importantes encaixes com a venda de ativos.
No caso de Wendel Silva (FC Porto B) a verba não será significativa: o avançado vai jogar no Santos (Brasil) por empréstimo e com uma opção de compra de três milhões de euros por 80% do passe.
Entretanto, a continuidade de Grujic foi hoje colocada em causa por alguma imprensa nacional e italiana. Depois de ter começado a época 2024-25 como titular, diante do Sporting, na conquista da Supertaça, o médio já não saiu do banco na receção ao Gil Vicente (1.ª jornada da Liga).
A saída é uma possibilidade, até porque ele quer mais minutos do que teve nas épocas anteriores e o clube precisa emagrecer a folha salarial.
Grujic é um dos mais bem pagos do plantel e foi colocado no mercado por dez milhões, verba necessária para comprar o passe do internacional português Danilo, que estará na lista dos vendáveis do PSG exatamente por esse valor e poderia dessa forma voltar à Invicta.
Seja como for o mercado começou a mexer para os lados do Dragão. Em Portugal, o defeso tem estado mais parado do que o habitual, mas promete animar nas últimas semanas. Apesar da data-padrão para o fecho do mercado ser o dia 31 de agosto, a Liga Portugal decidiu ampliar o período até segunda-feira, dia 2 de setembro.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Miguel Pereira / Global Imagens