Pesquisar
Close this search box.

“Forte componente internacional” marca regresso da maior feira de maquinaria à Exponor

A maior feira nacional de maquinaria e indústria, a nível nacional, regressa à Exponor – localizado em Leça da Palmeira, freguesia do concelho de Matosinhos – para renovar a sua aposta na internacionalização de tecnologias, na inovação da indústria e no conhecimento técnico especializado.

A EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria ocorre entre os dias 31 de maio e 3 de junho e juntará mais de 400 expositores.

Terá “uma forte componente internacional, o que reforça a importância deste certame para empresas além-fronteiras. Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália e Alemanha são alguns dos países que marcarão presença”, refere a organização.

Nesta edição, “empresários, consultores, projetistas, gestores e decisores das mais variadas áreas industriais reencontram-se para debater a ‘Transformação Digital da Indústria’, o mote da feira”.

Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor, explica que “este tema é cada vez mais uma realidade nas empresas europeias, com um grande impacto na forma como definem as estratégias futuras.

São vários os benefícios desta evolução, tais como a redução de custos, a redução de energia, o aumento da segurança e da qualidade, bem como na constante melhoria da eficiência dos processos”.

O sector, que tem vindo a ser testado pelo contexto social, político e económico dos últimos anos, merece a atenção da EMAF, “que vê neste mote um fator-chave para a competitividade das empresas.

Destaca-se o setor metalúrgico, que a nível nacional e europeu, continua ligado a grandes investimentos, sem esquecer a grande expressividade que garante à economia de cada país”.

“Ao longo dos últimos três anos, o setor metalúrgico e metalomecânico tem continuado a surpreender e a superar desafios. Durante este período marcado pela pandemia mundial, bem como pela guerra na Ucrânia, o setor conseguiu, mesmo assim, contornar obstáculo e continuar a marcar a diferença além-fronteiras.

Para além de ser o recordista das exportações nacionais, o setor metalúrgico e metalomecânico representa cerca de 1/3 da indústria transformadora nacional, no que respeita ao número de empresas, volume de Negócios e número de trabalhadores – cerca de 250 mil”, dados divulgados pela Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), parceiro oficial do evento.

Na edição anterior, estreou-se a ‘Bolsa de Emprego’, que regressa para a sua segunda edição. “Esta atividade disponibiliza aos visitantes diversas oportunidades por parte das empresas expositoras, relativas às diversas áreas do setor da indústria. As conferências, organizadas por algumas das empresas expositoras ou parceiros da feira, é outra das dinâmicas presentes”.

Na edição anterior, a EMAF marcou o regresso da Exponor Exhibitions e reuniu cerca de 20 mil visitantes oriundos de 57 países e 390 expositores, reunindo no mesmo espaço variados setores em exposição, tais como máquinas-ferramenta, moldes, manutenção industrial, logística e transporte, química e laboratórios, entre muitos outros.

Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal