Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Festival Santos Café oferece sabores, cultura e lazer para toda a família no fim de semana

Edifício centenário que abrigou grande da trajetória cafeeira do País e ainda conta a história do grão, o Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95. Centro)  abriga, nesta sexta-feira (11) a partir das 19h, a abertura do 10º Festival Santos Café.

O evento transformará a região central em um grande palco com muita cultura, sabores, memórias e lazer até o domingo (13).

A solenidade presta homenagem ao engenheiro Sérgio Hazan, escolhido como patrono desta edição. Representante da terceira geração da família Hazan, Sérgio é um dos nomes à frente da tradicional Comexim Ltda, exportadora de café com raízes em Santos desde a década de 1960.

Iniciada por Raimondo Hazan, imigrante turco que desembarcou no Brasil em 1918, a trajetória da família se mistura com a força do Porto como o maior exportador do grão no mundo. Hoje, a empresa é administrada por representantes da terceira e quarta geração de seus descendentes.

O Festival Santos Café 2025 apresenta programação gratuita repleta de atividades que incluem apresentações musicais, oficinas gastronômicas, palestras, exposições, degustações de cafés, walking tours, Pedal Retrô, Bonde Café e o Espaço Café com Leite, voltado ao público infantil.

Além disso, a 10ª edição traz duas novidades: transporte gratuito, saindo de pontos na orla (Novo Quebra-Mar e Av. Ana Costa) e da Zona Noroeste (Centro Educacional – Av. Afonso Schmidt s/nº) até o Centro Histórico, bem como o Campeonato Brasileiro de Aeropress, inédito na Cidade.

O evento é uma realização da Prefeitura, sob coordenação da Secretaria Turismo, Comércio e Empreendedorismo, e celebra uma década de fortalecimento da identidade cafeeira santista junto à população e aos visitantes da Cidade.

A programação completa pode ser consultada no Portal de Turismo de Santos.

Mais informações no Instagram: https://www.instagram.com/turismosantos e https://www.instagram.com/santoscidade


Por conta das muitas atrações do evento, haverá alteração em duas vias da região central: ruas Gonçalves Dias e Visconde de Vergueiro (ver detalhes como horário, trechos e rota alternativa no quadro abaixo).

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) estará com agentes em campo para operação de trânsito, apoio a motoristas e auxílio na travessia de pedestres.

Movimentação na área também estará monitorada pelas câmeras do Centro de Controle de Operacional (CCO).

 

TRECHO INTERDITADO HORÁRIO MOTIVO ROTA ALTERNATIVA
R. Gonçalves Dias, entre Av. Visconde de São Leopoldo e R. do Comércio. das 18h de 11/07 às 22h de 13/07/2025 Montagem / desmontagem de estruturas para as apresentações musicais.

R. XV de Novembro.

R. Visconde de Vergueiro, entre R. São Bento e R. Gonçalves Dias. Das 18h de 11/07 às 22h de 13/07/2025 Montagem / desmontagem de estruturas para apresentações musicais. Somente acesso local.

 

Nesta sexta-feira, a Linha Turística de Bonde vai circular a partir das 11h, com saídas a cada 30 minutos. Já sábado e no domingo, começa a funcionar às 10h30 e às 11h20, também o Bonde Café entra em operação, ambos com intervalos de 40 minutos entre as partidas.

O local de embarque é sempre a Estação do Valongo e o funcionamento até 17h. O valor do ingresso: R$ 7,00 (inteira) e 3,50 (para 60+, estudantes e professores). Crianças até cinco anos são isentas. Compra na bilheteria do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1 – Valongo).

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito da imagem: Raimundo Rosa / PMS