Pesquisar
Close this search box.

Festival Oceano celebra aniversário do Porto de Santos com conscientização ambiental

O Festival Oceano-Porto Cidade enriquecerá as celebrações do aniversário de 133 anos do Porto de Santos neste sábado (1º /02), das 10h às 18h, na Autoridade Portuária de Santos (Av. Conselheiro Rodrigues Alves s/nº, Macuco).

Com programação diversificada e forte apelo à conscientização ambiental, o evento gratuito e aberto à comunidade reúne música, arte, educação ambiental, sustentabilidade e atividades para todas as idades.

O Festival Oceano, realizado pelo Instituto Lixo Zero Baixada Santista, com o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos e apoio da Prefeitura, contará com dois palcos e diversas atividades que incentivam os participantes a criarem uma corrente do bem, cujo resultado será revertido para toda a humanidade.

No palco 1, a programação contará com apresentação da Cia Teatral UsFulano, das 10h30 às 11h15, seguida pelo Canil da Guarda Portuária, das 11h30 às 12h. Entre 12h10 e 12h40, haverá o discurso de autoridades. Na sequência, a Banda Querô do Instituto Arte no Dique se apresentará das 12h40 às 13h15.

A Banda Arquivo Nacional assumirá o palco das 13h30 às 14h30, seguida pela banda Music Box, das 15h às 16h30. O encerramento ficará por conta de Diego Alencikas, das 17h às 18h30.

Já no palco 2, voltado para o público infantil, a programação começa às 12h30 com a Oficina de Pintura Huber, seguida pela apresentação da Sereia Cantora, às 13h. Às 14h30, será a vez do Homem Sonoro, e às 15h30, haverá a Oficina de Compostagem promovida pelo Instituto Lixo Zero Baixada Santista.

Além dos shows, o festival oferece atividades interativas como uma prancha de surfe mecânica e brinquedos sustentáveis do Projeto Ecobrincar. Visitas guiadas ao Museu do Porto, disponíveis em quatro horários ao longo do dia, permitem uma imersão na história do principal porto do Brasil.

As iniciativas de conscientização ambiental ficam por conta de diversas entidades que realizarão atividades educativas, e da exposição de projetos socioambientais e artesãos locais.

O Festival Oceano é pautado por todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), integrando questões ambientais, econômicas e sociais. Todo o evento será livre de materiais descartáveis, e os participantes são convidados a levar suas próprias garrafas reutilizáveis para abastecimento nos pontos de água disponíveis no local. A iniciativa busca minimizar a geração de resíduos e conscientizar a população sobre o impacto humano nos oceanos.

O presidente do instituto, André Tomé, aponta que os oceanos, responsáveis por 70% da superfície do planeta, desempenham um papel vital para o equilíbrio ambiental.

São grandes produtores de oxigênio e reguladores da temperatura global, absorvendo 90% do calor e 30% do dióxido de carbono do planeta. No entanto, enfrentam sérias ameaças, como a poluição por plásticos e resíduos, que causam a morte de espécies marinhas e prejudicam o ecossistema.

“O Festival Oceano faz um convite para que todos tomem consciência da importância desse ecossistema para nossas vidas. É preciso um alerta urgente pelo respeito e conservação do oceano, como forma de garantir a sobrevivência da humanidade e de todos os seres vivos”.

Além de lazer, alimentos e atividades esportivas, o Oceano oferece recursos econômicos e ambientais, como empregos, transporte marítimo e regulação de todo o planeta, sendo essencial para o desenvolvimento sustentável.

Palco 1

10h30 às 11h15 – Cia Teatral UsFulano

11h30 às 12h – Apresentação do Canil da Guarda Portuária

12h10 às 12h40 – Discurso de autoridades

12h40 às 13h15 – Banda Querô do Instituto Arte no Dique

13h30 às 14h30 – Banda Arquivo Nacional

15h às 16h30 – Music Box

17h – Diego Alencikas

Palco 2

12h30 – Oficina de Pintura Huber

13h – Apresentação da Sereia Cantora

14h30 – Homem Sonoro

15h30 – Oficina de Compostagem com Lixo Zero BS

Atividades complementares

Prancha de surfe mecânica

Brinquedos sustentáveis do Projeto Ecobrincar

Visitas guiadas ao Museu do Porto (horários: 11h45, 12h45, 13h45 e 16h)

Fotografias com Blue, a Sereia Azul

Exposição de pranchas de surfe

Atividades de educação ambiental com a Sea Shepherd

Expositores de artesãos locais e projetos socioambientais da região

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens: Divulgação / arquivo