A tradição e a diversidade cultural do Festival do Imigrante atraíram mais de 45 mil pessoas, entre a última sexta-feira (15) a este domingo (17), na região do Largo Marquês de Monte Alegre (Valongo), na região do Centro Histórico.
Em mais uma edição de sucesso, o evento superou o número do ano anterior (12 mil, pelo período chuvoso) com a visita de santistas e turistas que aproveitaram a ampla programação.
Comemorando o número alcançado, a secretária municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino, agradeceu o apoio dos visitantes que prestigiaram a iniciativa, mesmo com a chuva no sábado (16).
“Foi uma festa muito bonita graças aos munícipes e turistas que visitaram a nossa Cidade super acolhedora e prestigiaram a revitalização do Centro Histórico. Aliás, essa é a nossa característica, somos conhecidos por acolher e celebrar todas as nacionalidades”.
E titular da Seectur avisa: o Festival do Imigrante está confirmado para mais uma edição no ano que vem. “O evento, que faz parte da história e turismo de Santos, é sempre muito positivo e, em 2025, vamos realizar a sexta edição”.
PARA TODA A FAMÍLIA
Durante o último dia de evento, neste domingo, o Festival do Imigrante deu continuidade à programação com diversas atrações culturais e gastronômicas.
No Estação Bistrô Restaurante-Escola, o público pôde participar de oficinas de bacalhau nas natas, com a chefe Adriani, e de sangria, com a chefe Agnes. Pratos típicos de vários países foram oferecidos nos estandes de gastronomia da praça de alimentação.
Entre as atrações, destacaram-se espaços instagramáveis, como o letreiro que formava ‘Santos’ e a xícara decorada, além da Rota da Cerveja Artesanal para os adultos e a escultura de balões para a criançada. Também ocorreram visitas à garagem dos bondes e walking tour, que abordou a história da imigração em Santos.
O palco multicultural do evento trouxe apresentações de músicas tradicionais da Alemanha, Espanha, Portugal e Itália, com shows da Banda Guzella, do Grupo Terra Meiga, do Grupo Canto Portugal, do Rancho Folclórico Madeirense e de Gianni Costa.
OPORTUNIDADE
Entre todas as outras atrações que se estenderam nesses três dias de festival, os 59 estandes da feira de economia criativa da Seectur, Feito em Santos, expuseram produções de artesãos, como acessórios, enxovais bordados e mandalas esculpidas para trazer energia positiva ao ambiente.
Os empreendedores comemoraram a oportunidade de participar do evento.
Foi o caso de Maria José, 66, e Maria Alice, 68, à frente do Atelier Marias Arts. As expositoras mostraram com orgulho cada peça confeccionada com amor, carinho e o sonho de empreender.
Usando a técnica do upcycling (reaproveitamento de materiais), bolsas e carteiras foram feitas a partir de tecidos jeans que seriam descartados.
“Pela nossa idade, é comum pensarem que não temos muitas oportunidades. Mas olha só: estamos no Feito em Santos há oito anos, vendendo nossas coisinhas e ainda conhecendo pessoas novas, algo que amamos. Tem coisa melhor? Estamos muito felizes. O artesanato é a nossa vida e só temos a agradecer”, comemorou Maria Alice.
RECEPTIVIDADE
O Festival também recebeu o apoio de famílias de outros municípios. Uma delas foi a de Estefany Soares, 34, que veio de Praia Grande com os filhos Nicolas e Isabela para conhecer pontos turísticos, entre eles, o Museu Pelé.
“Estávamos passeando pelo Centro e vimos o Festival do Imigrante montado com barraquinhas, bondinhos e música. Foi uma surpresa porque, como somos de outra cidade, acabamos não sabendo do evento, mesmo assim, estamos conferindo e está tudo bem bonito. Santos é bem bonita, né?”, elogiou Estefany.
Os três estavam acompanhados da amiga Mariam Bouchnak, 34, que fez questão de levá-los para se divertirem no Centro Histórico. “Nunca tinha vindo para as outras edições deste Festival, mas sempre que tem algum evento diferente, dou um jeito de vir. Gostei muito porque sou descendente de sírios e é uma forma de homenagear essas culturas”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Raimundo Rosa (PMS) e Ronaldo Andrade (Capa – Portal TV Portuguesa)