Festival do Camarão movimenta Mercado de Peixes de Santos até domingo

O primeiro dia do Festival do Camarão Cinza levou bom público ao Mercado de Peixe de Santos (Av. Mário Covas Júnior s/nº – Ponta da Praia) nesta terça-feira (4).

Boxes cheios, aroma de mar no ar e gente escolhendo camarão fresco marcaram o evento, que segue até o próximo domingo (9).

O quilo do camarão cinza é vendido a partir de R$ 34,99. De acordo com o coordenador do Mercado de Peixes, Paulo Carvalhal, a iniciativa movimenta a cadeia produtiva.

Nós somos a ponta. Uma ação como esta fortalece toda a cadeia produtiva: pescadores, produtores, permissionários, comércio local, enfim, todos ganham, principalmente o cliente”.

Para a permissionária do box Dom Augusto, Carla Vilalta, 53, há oito anos no mercado, é a chance de aumentar as vendas e reforçar o vínculo com o público.

“As vendas aumentam quase quatro vezes com esse tipo de iniciativa, principalmente com o camarão. Cada box espera vender, nos seis dias de festival, aproximadamente uma tonelada. É muito bom”.

Desde cedo, o movimento foi constante. Muita gente entre os corredores aproveitando para garantir o fruto do mar. Foi o caso da paulistana Cláudia Ribeiro, 59 anos, aposentada, que aproveitou a novidade para visitar o local.

“Eu sempre ouvia falar do mercado, mas nunca tinha vindo. Fiquei encantada com a variedade e com o clima daqui. O camarão está lindo e com um ótimo preço, já garanti o meu pra fazer um risoto no fim de semana”.

Um dos frutos do mar mais queridos do litoral e que, além de delicioso, é cheio de benefícios para a saúde.

Mais do que um ingrediente versátil, o camarão é rico em proteínas e aminoácidos essenciais de alto valor biológico, baixo em gordura e fonte de minerais importantes, como ferro, zinco, cálcio e fósforo, além das vitaminas do complexo B e ômega 3 e 6.

É um alimento que contribui para a saúde muscular, imunidade e até para o bom funcionamento do metabolismo.

Localizado na Avenida Mário Covas Júnior, 3.050, Ponta da Praia, o Mercado de Peixes é aberto de terça a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 7h às 15h.

O espaço ocupa desde 2020 novas, modernas e bem equipadas instalações, num imóvel de 2 mil m² totalmente climatizado.

O prédio oferece acessibilidade (inclusive nos sanitários), com rampas e elevador de acesso ao mezanino, e seu estacionamento tem capacidade para 40 veículos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Texto: Hélida Guerra

Crédito das imagens: Raimundo Rosa / PMS