Pesquisar
Close this search box.

Festival Bang! leva a diversificada cultura pop a Vila Nova de Gaia

O Festival Bang!, dedicado ao mundo da fantasia e do fantástico, da BD, dos jogos e da ficção científica, está de volta da Vila Nova de Gaia para a sua quarta edição. Entre os dias 27 e 29 de setembro, há muitas atividades em vários espaços da cidade. Todas de entrada livre.

O evento arranca sexta-feira com sessões de jogos, a partir das 17 e até às 2o horas, no Gaming Room do Armazém 22. Às 17.30 horas inaugura-se a exposição 50 anos de Dungeons & Dragons, nas Caves Ramos Pinto.

Outra exposição, “Brick by Brick”, poderá ver-se na Brick Room do Armazém 22. Na cafetaria 7G Roaster, estarão expostos “Os melhores contos de Edgar Allan Poe ilustrados por 28 artistas nacionais”.

Às 18 horas há dança com o espetáculo “Maze”, na Blackbox do Armazém 22. O dia acaba com dois concertos, um com o ensemble The Wandering Bard, que vai buscar as raízes da música medieval, na Caves Ramos Pinto, às 19 horas, e, às 21.30 horas no Cais de Gaia, o rock do The Legendary Tigerman.

Os convidados internacionais e nacionais do evento destacam-se no dia seguinte, na Blackbox do Armazém 22. Pelas 15 horas, Daniel Silva Lopes e Diogo Carvalho falam sobre a idade adulta da BD em Portugal.

Segue-se “Uma viagem a Aquorea e arredores”, com MG Ferrey, e a seguir uma conversa com o autor canadiano de BD e cronista Guy Delisle. Depois, a norte-americana Sherrilyn Kenyon, autora da série “Predadores da Noite”, conversa com Luís Corte-Real.

Depois, Oriol Hernandéz fala sobre Vidal Balaguer i Carbonell, o (ficcional) artista enigmático do modernismo catalão, sobre o qual escreveu o livro de BD, com Zidrou, “Naturezas Mortas”. O dia termina com Dacre Stoker, escritor e descendente do autor de “Drácula”, Bram Stocker, que vai falar da vida do seu antepassado.

No dia seguinte, Luís Ismael, Jorge Neto e JD Duarte comentam do fenómeno “Balas & Bolinhos”; Elizabeth Trigo & Nance Gonçalves falam das relações para lá das aparências e, às 15 horas, é apresentado “Utopia”, livro da historiadora Raquel Varela, ilustrado pelo jornalista e cartoonista brasileiro Robson Vilalba.

Passe-se a seguir para o tema “A ficção científica existe em Portugal”, com Francisco Ramalheira, Henrique Cruz e Ivo Pires, e, às 17 horas, apresenta-se “Enquanto eu não te encontro”, romance de Pedro Rhuas, cantor e jornalista do brasileiro.

Nos outros espaços do festival há também muito o que fazer, entre concursos de cosplay, vendas de livros e merchandising, sessões de autógrafos, oficinas, esgrima medieval, jogos arcade e de tabuleiro e até um DJ set com temas de videojogos. Pela primeira vez, há uma zona dedicada às crianças, a Bang!Kids.

O Bang! é organizado pela editora Saída de Emergência (que também publica a revista Bang!), a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Moléculas ao Rubro. A entrada é gratuita, sendo que algumas atividades necessitam de inscrição prévia.

Mais informações e programação completa em festival-bang.com.

Fonte e crédito da imagem: www.evasoes.pt