A Festa de Portugal será a grande atração do Centro Histórico neste fim de semana (10 e 11), com a expectativa de receber 20 mil pessoas na região do Valongo. Tradicionalmente, os espaços gastronômicos do evento são os locais mais procurados pelo público.
A praça da alimentação será ampliada e pela primeira vez ficará nos Arcos do Valongo, com maior estrutura, num espaço coberto, com mesas e cadeiras.
Pratos típicos da culinária lusitana serão vendidos por alguns estabelecimentos cadastrados pela festa, com parte da renda revertida para a Escola Portuguesa, que também vai oferecer pastéis de Belém, doces conventuais variados e o delicioso arroz de Braga.
O Típico Madeirense servirá prego no pão, bolo do caco na chapa com manteiga d’alho, espetinho no pau de louro, punheta de bacalhau, bolo preto e bolo de mel, licores, poncha e chopp de Vinho.
A Casa da Madeira de Santos também estará presente no evento, oferecendo ao público Bacalhau à Gomes de Sá, chopp claro e chopp escuro.
Já o tradicional Restaurante Almeida terá bifanas, bolinho de bacalhau e salada de bacalhau com grão de bico. Na barraquinha do Bar Goiás, bolinho de bacalhau, salgados variados e batidinhas nas canequinhas portuguesas.
A Manteigaria do Porto oferecerá pastéis de bacalhau com natas, pastéis de galinhada portuguesa, folhado de linguiça portuguesa e folhado de bacalhau.
No estande do Laticínios Marcelo, vinhos portugueses de diversas regiões, cerveja Super Bock, vinho do Porto e bagaceira, além de azeitona portuguesa, tremoços, chouriço, kit aperitivo (presunto cru, chouriço e queijo curado), bacalhau em tiras no pão, sanduíche de presunto cru com queijo curado, minibaguete de presunto cru e filhoses portugueses.
A distribuidora Vinhos e Tais terá vinhos portugueses de diversas regiões, vinho do Porto, ginja, azeites portugueses e barquinha com salada de bacalhau.
Mais uma vez, o Santuário Santo Antônio do Valongo vai participar com suas barraquinhas nas dependências da igreja vendendo pratos de bacalhau e outros produtos típicos portugueses, como bolinho de bacalhau, caldo verde, além de vinho quente, quentão e outros lanches, salgados, doces e bebidas.
Parte da renda das vendas da praça de alimentação será revertida para a Escola Portuguesa, que atende, exclusivamente, crianças carentes, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat.
Restaurantes abertos
Em virtude do evento, restaurantes do Centro abrirão nos dias com pratos tradicionais. O Estação Bistrô (Largo Marquês de Monte Alegre) oferecerá excepcionalmente bacalhau com natas e arroz de azeitonas.
Entre outros já confirmados que estarão abertos: Tasca do Porto, o Bar Restaurante Paulista, É Gambiarra Bar, Café Carioca, Barbosinha, Armazém 22, Antuérpia Cervejaria e Café Restaurante Mauá.
Sobre o evento
Organizado pela Escola Portuguesa com apoio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), a Festa de Portugal é o maior evento da comunidade portuguesa na Baixada Santista.
Pela primeira vez sendo realizada em dois dias, a festa terá um palco montado em frente ao Santuário do Valongo, onde haverá apresentações gratuitas de grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital.
Confira a programação completa.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos / Portal TV Portuguesa
Crédito da imagem: Isabela Carrari / PMS